Título: Jobim anuncia início de obras em Cumbica
Autor: Farah, Tatiana e Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 12/08/2007, O País, p. 8

Reforma da pista principal será antecipada de setembro para este mês; no aeroporto, ministro criticou filas.

SÃO PAULO. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, fez ontem uma inspeção em três aeroportos de São Paulo (Cumbica, Viracopos e Jundiaí) e anunciou uma série de medidas para desafogar o tráfego aéreo ¿ concentrado em Cumbica e em Congonhas, local do acidente com o Airbus da TAM, que matou 199 pessoas. Uma delas é o início imediato da reforma da pista principal de Cumbica, de 3.700 metros, que só aconteceria a partir do próximo mês. Segundo Jobim, o objetivo é evitar a interdição da pista em dezembro, período de férias escolares.

Com as obras, 21 vôos por hora deverão ser transferidos de Cumbica, em Guarulhos, para Viracopos, em Campinas (a cerca de 95 quilômetros da capital paulista), reduzindo a movimentação do local para 33 vôos por hora.

¿ Na segunda-feira, vamos nos reunir com o brigadeiro Godinho (Jorge Godinho Barreto Nery, assessor especial), Anac e Infraero para definir etapas da obra ¿ disse Jobim.

Jobim voltou a falar na construção de um terceiro terminal de uma terceira pista em Cumbica e disse esperar ter uma definição sobre o assunto em até 45 dias. Ele sobrevoou o local, percorreu a pé a pista principal, visitou as áreas de embarque e não gostou do que viu:

¿ Mesmo agora (por volta das 13h), durante o momento mais tranqüilo do aeroporto, encontramos filas consideráveis no embarque internacional e problemas na área de conexão.

Jobim, que amanhã se reúne em Brasília com representantes das empresas aéreas, afirmou que os passageiros têm recebido péssimo serviço por parte das empresas. Disse que vai exigir das empresas que, em seus sites, informem sobre a manutenção em seus aviões. E que discutirá com a ministra Dilma Rousseff a liberação de um volume maior de recursos (o PAC destina pouco mais de R$3 bilhões para novas obras da Infraero).