Título: Corpos celestes
Autor: Amorim, Diego; Alves, Renato
Fonte: Correio Braziliense, 10/03/2009, Cidades, p. 25

Meteorito é o fragmento de corpo sólido natural (asteroides, lua, cometas) que, vindo do espaço, penetra a atmosfera terrestre, incandesce-se pelo atrito com o ar e atinge a superfície.

Os meteoritos são compostos de material primitivo. Por isso, são uma espécie de fósseis do sistema solar. Viajantes do espaço e do tempo, revelam as condições de formação do sol e dos planetas.

A chegada de um meteorito é anunciada pela passagem de um grande meteoro, chiado e estrondos cacofônicos. Ao entrar na atmosfera, a maioria dos meteoritos se desintegra e vira pó.

Os meteoritos em geral são mais densos que as rochas terrestres, principalmente os metálicos, que chegam a pesar três a quatro vezes mais que uma rocha terrestre de mesmo tamanho.

Os meteoritos não possuem dimensões fixas. O peso varia de microgramas (micrometeoritos) a várias toneladas. Os meteoritos metálicos são os maiores.

É improvável ser atingido por um meteorito. São raros os acidentes. Os mais famosos são o de um carro esmagado nos Estados Unidos, em 1938, e a morte de um cachorro, em 1911, no Egito.

-------------------------------------------------------------------------------- Fonte: Museu Nacional do Rio de Janeiro