Título: 'Quero pagar e não tem obra'
Autor: Duarte, Patrícia e Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 12/08/2007, Economia, p. 33

BRASÍLIA. O momento do Rio no PAC ainda não chegou: será no início de 2008, na avaliação do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Para ele, neste semestre será a vez de as obras do Norte e Nordeste deslancharem, pois acabou o período das chuvas.

Como o senhor avalia o PAC?

ALFREDO NASCIMENTO: Está bom, embora persistam muitos problemas burocráticos. A elaboração de um projeto dura, em média, um ano.

Por que o ministério é o campeão nos investimentos?

NASCIMENTO: Quando fui ministro pela primeira vez, vi que a maior deficiência era a falta de planejamento, de uma estante com projetos. Demos prioridade a isso.

Qual é a pior obra?

NASCIMENTO: A BR-163, entre Cuiabá e Santarém (PA), obra complicada. Começamos um trecho de responsabilidade do Exército, mas não conseguimos iniciar as obras em um trecho de 700 e poucos quilômetros. A obra estava licitada, tudo certo, e nós descobrimos que o projeto dela tem problemas. É licitação de 15 anos.

Como pretende atingir a meta de gastar 90% dos recursos este ano?

NASCIMENTO: Lá por outubro, vamos acompanhar as obras. Vou tirar os recursos das que têm muito e estão andando mal para colocar nas que vão bem.

Isso é possível?

NASCIMENTO: Fiz uma reunião na semana passada com os empresários responsáveis pelas grandes obras e disse: se no passado havia empenho e não recursos, agora é o contrário. Disse: eu quero pagar e vocês não tem obra pra receber? Avisei isso, que vai receber mais dinheiro a obra que for mais rápida. Essa é uma postura nova pois agora temos condições de cobrar. E o que estiver pronto para executarmos nós vamos colocar no PAC.

Onde o PAC vai avançar mais agora?

NASCIMENTO: O Norte e o Nordeste saíram da época de chuvas. São duas regiões que vão deslanchar. Se eu fosse empresário, colocava três turnos nas obras para receber antes.

E o Rio?

NASCIMENTO: Os projetos estão seguindo seu curso, tanto o Arco Rodoviário quanto a obra ferroviária em Barra Mansa. Levando em conta as licitações e tudo o mais, as obras podem começar no início de 2008. (Henrique Gomes Batista)