Título: Montadoras apostam no país
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 04/03/2009, Economia, p. 15

A General Motors alerta que o governo brasileiro terá de continuar a dar crédito ao consumidor e facilidades se não quiser ver a crise atingir em cheio o setor automotivo nacional nos próximos meses. ¿O governo precisa continuar a facilitar o crédito ao consumidor brasileiro, principalmente neste momento¿, afirmou o diretor financeiro da GM, Fritz Henderson.

Para Henderson, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) fez com que as vendas da GM sofressem um aumento no Brasil nos últimos meses. ¿Mas os esforços precisam continuar¿, disse. ¿Para qualquer montadora, o Brasil passou a ser fundamental na estratégia global¿, disse.

Dieter Zetsche, presidente mundial da DaimlerChrysler, também aponta para a importância do Brasil. Mas alerta que a crise já chegou ao país. ¿O Brasil é um dos países emergentes com maior potencial para o crescimento do setor automotivo no longo e médio prazo. Mas a crise está mordendo a todos, inclusive nossas vendas no país¿, afirmou o CEO do grupo que inclui a Mercedes Benz. ¿Nossa esperança é de que a gama de alta classe no Brasil possa nos render bons frutos no médio prazo¿, disse.

Para a Fiat, que está na outra ponta do mercado e se concentra em carros populares, o Brasil é considerado como ¿uma peça-chave¿ nas contas globais da empresa. ¿Nossas vendas no Brasil são fundamentais em nossa conta global¿, afirmou Lorenzo Sistino, CEO da Fiat.