Título: Aumento de 6,2% na produção industrial
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 04/03/2009, Economia, p. 15

Após três meses de baixa, atividade fabril de São Paulo registra expansão. Boa performance não é vista como sinal de recuperação

O nível de atividade na indústria paulista interrompeu a queda que vinha sendo verificada desde outubro do ano passado e voltou a crescer em janeiro deste ano, de acordo com levantamento divulgado ontem pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No resultado com ajuste sazonal, houve uma alta de 6,2% em janeiro ante dezembro.

Sem o ajuste, o Indicador de Nível de Atividade (INA) aumentou 0,9%, no melhor resultado para um mês de janeiro desde 2002, quando o indicador subiu 8,4%. Na comparação com janeiro de 2008, a atividade industrial paulista recuou 15,7% e, no acumulado dos últimos 12 meses até o primeiro mês deste ano, o crescimento é de 2,2%.

Para o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini, os números de janeiro não devem ser vistos com muito otimismo. ¿Quem identificar o resultado de janeiro como o início de um processo de recuperação contínuo e vigoroso vai errar¿, afirmou.

Depois de três meses consecutivos de recuo na atividade industrial ¿ que totalizou 20% ¿, a Fiesp avaliou que o resultado de janeiro mostra que a produção foi retomada, depois de ter sido praticamente paralisada em dezembro (a queda foi de 13,1% ante novembro, com ajuste), mas em níveis muito inferiores aos verificados ao longo de 2007 e 2008.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro, concorda. Apesar de ressaltar que o país possui pilares sólidos para passar pela turbulência econômica, lembra que ¿é preciso não ter posições ingênuas de que o Brasil possa se descolar do mundo¿. ¿O primeiro semestre ainda será difícil, não vislumbramos ainda nenhum sinal de recuperação¿, completa. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria do estado de São Paulo também cresceu em janeiro. O Nuci estava em 75,9% em dezembro, sem ajuste, e em janeiro ficou em 76,6%.

Investimento Apesar dos resultados positivos, a confiança dos empresários da indústria paulista não apresentou grandes alterações na segunda quinzena de fevereiro em relação ao período imediatamente anterior. A pesquisa Sensor, feita pela Fiesp, chegou a um índice de 42,3 pontos nos últimos 15 dias de fevereiro, contra 42,4 pontos na primeira quinzena do mês passado. No Sensor, resultados de 50 pontos indicam estabilidade e, abaixo dessa marca, refletem pessimismo.

Os resultados superiores a 50 pontos são avaliados como otimistas. Dos cinco itens que compõem a pesquisa, dois se destacaram. Um é Vendas, que estava em 37,8 pontos na primeira quinzena e subiu para 41,7 pontos na segunda quinzena do mês passado. Já o item Investimento estava em 47 pontos e caiu para 42,8 pontos, na mesma base de comparação.