Título: TAM fez seis vistorias no Airbus fora do prazo
Autor: Gripp, Alan
Fonte: O Globo, 11/08/2007, O País, p. 13

Anac só descobriu as irregularidades e multou a empresa porque foi pressionada pela CPI do Apagão Aéreo.

BRASÍLIA. A TAM fez com atraso pelo menos seis inspeções obrigatórias no Airbus A-320, que, no dia 17 de julho, explodiu em Congonhas, matando 199 pessoas. As vistorias fora do prazo ocorreram em junho e julho, sendo uma delas no dia da tragédia. As irregularidades serviram para revelar a fiscalização frouxa da Agência Nacional de Aviação Civil, que só descobriu os atrasos e multou a TAM após ser provocada pela CPI do Apagão Aéreo na Câmara. Os autos de infração foram lavrados nesta semana. Todos no mesmo dia: terça-feira (7 de agosto).

Segundo documentos da Anac, os atrasos aconteceram em cinco inspeções "daily" (diária) e uma "weekly" (semanal). São vistorias de rotina, feitas nos hangares das companhias nos aeroportos, e exigidas pelo Código Brasileiro de Aeronáutica. Segundo o manual da TAM, no Airbus A-320, as inspeções diárias têm que ser feitas a cada 48 horas e as semanais, a cada oito dias. A Anac não informou o tamanho do atraso.

Aeronaves têm revisões periódicas

Na inspeção "daily", os mecânicos da companhia aérea fazem uma vistoria visual em 21 pontos da parte exterior do avião. São checados itens básicos, como o estado da fuselagem, a pressão dos pneus, o funcionamento de luzes e componentes de segurança. Já a "weekly" inclui os motores e verifica, na parte interna da aeronave, equipamentos de emergência, como portas, avisos luminosos e cilindros de oxigênio.

Na maior parte dessas vistorias não são encontrados problemas que comprometem a segurança. As aeronaves, como carros, têm revisões periódicas, calculadas segundo o tempo de vôo. No dia 13 de julho, os técnicos da TAM detectaram uma pane no reverso (que inverte a potência do motor e ajuda a frear) direito do avião, que acabou sendo travado. O reverso, segundo especialistas, poderia ter ajudado a parar o avião.

Em nota, a TAM informou que apenas ontem tomou conhecimento das multas (os valores não foram divulgados) e que analisará os documentos das vistorias atrasadas. A companhia ressaltou que, no caso de vôos "overnight", que atravessam a madrugada, a legislação permite que as vistorias sejam distribuídas ao longo do dia. A Anac não explicou porque multou a TAM somente na última terça-feira. As infrações foram aplicadas depois que a CPI pediu ajuda para compreender um relatório das manutenções nos aviões da TAM.