Título: Boa parte dos equipamentos deve ficar no Rio
Autor: Magalhães, Luiz Ernesto
Fonte: O Globo, 11/08/2007, Rio, p. 29

Ministério anunciará destino do material depois do Parapan.

O Ministério do Esporte anunciará, após os Jogos Parapan-Americanos - que serão abertos amanhã e terminarão no próximo dia 19 - o destino dos equipamentos comprados para as arenas esportivas. Boa parte do material, que custou R$16 milhões, deverá ficar no Rio mesmo. Vários projetos para aproveitar os equipamentos já foram apresentados.

- Queremos desenvolver um centro de referência de ginástica olímpica no Maracanã. Por isso, pedimos um dos kits de ginástica importados e acredito que ganharemos os aparelhos - disse o secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Eduardo Paes.

O secretário especial dos Jogos Olímpicos 2016, Ruy Cézar, diz que negocia com a União o repasse de parte dos computadores e do material de atletismo usado no Estádio Olímpico João Havelange. Por sua vez, o diretor técnico da Confederação Brasileira de Remo, Júlio Noronha, acredita que os partidores e as raias importados ficarão no Rio. O plano é voltar a usar o material em novembro, na Lagoa Rodrigo de Freitas, durante a disputa de um torneio internacional classificatório para os Jogos Olímpicos de Pequim (2008).

O material esportivo foi comprado com verbas da União repassadas ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A decisão do Ministério do Esporte de fazer as compras via COB foi tomada para reduzir custos, uma vez que a entidade é isenta do pagamento de impostos de importação.