Título: Investidor deve evitar migrar de aplicação
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 11/08/2007, Economia, p. 39

Para especialistas, a melhor alternativa é esperar a instabilidade da Bolsa passar.

A queda de quase 10% registrada pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) nas duas últimas semanas deu um banho de água fria nos investidores, que comemoravam a forte valorização no mercado de capitais este ano. Por isso, para especialistas, o melhor é esperar a volatilidade passar, já que, afirmam eles, os fundamentos da economia brasileira não foram afetados a médio e longo prazo.

Segundo Alexandre Espírito Santo, chefe do departamento de economia da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e sócio da Avanti Gestão de Recursos, o pequeno investidor não pode se precipitar e agir de forma emocional em momentos de sobe-e-desce da Bolsa.

- É um problema no cenário internacional. Como o mercado é global e está interligado, os negócios acabam sendo afetados no Brasil. A volatilidade é passageira. Por isso, os investidores devem manter as aplicações. A médio e longo prazo, os ganhos voltarão - sugere Espírito Santo.

Para os analistas, no entanto, é preciso acompanhar o mercado. Caso a crise no crédito se alastre pela economia mundial pode ser necessário retirar as aplicações em ações e optar por fundos de investimentos mais conservadores. Para Marco Franklin, sócio da Paraty Investimentos, o preço menor das ações pode ser um bom momento para comprar papéis de empresas sólidas no país.

- As ações estão mais baratas. Outra opção é migrar de fundos de renda fixa para os multimercados, já que os juros vão continuar caindo mesmo com a atual crise no mercado - diz Franklin.