Título: Pochmann vai assumir presidência do Ipea
Autor: D'Ercole, Ronaldo e Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 11/08/2007, Economia, p. 45

SÃO PAULO e BRASÍLIA. O economista Márcio Pochmann confirmou ontem que vai assumir na terça-feira a presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Pochmann é a primeira nomeação de peso na gestão do ministro, e também economista, Mangabeira Unger, titular da Secretaria de Estratégia de Longo Prazo, a quem disse que conhecia da atividade acadêmica. Ele substituirá o sociólogo Luiz Henrique Proença Soares com a disposição de "valorizar e fortalecer" o Ipea.

- Especialmente agora, em que ingressamos na era da sociedade do conhecimento, a possibilidade de valorizar e potencializar o Ipea é bastante positiva. É um momento importante para pensar o Brasil e olhar a construção do país numa perspectiva de longo prazo - disse.

Pochmann já se licenciou de suas funções na Unicamp, onde, além de professor, dirigia o Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit). Referindo-se a Mangabeira Unger como "um intelectual de renome internacional", disse que, como acadêmico e pesquisador, pretende "valorizar o contraditório e a pluralidade da investigação", sem promover uma caça às bruxas no Ipea. Antes de qualquer decisão, ressaltou, vai se reunir com Soares, a diretoria e pesquisadores do órgão. Pochmann, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado na Unicamp, foi convidado por Mangabeira há um mês.

- Minha linha é de diálogo e construção coletiva - afirmou Pochmann, que já foi secretário municipal de Trabalho de São Paulo, na gestão da petista Marta Suplicy.