Título: Tucanos cobram redução da alíquota
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 14/08/2007, O País, p. 3

BELO HORIZONTE. Se a alíquota da CPMF não for reduzida de 0,38% para 0,20%, com 20% do arrecadado transferido para estados e 10% para municípios, e recursos investidos na área de saúde, o PSDB vai votar pela extinção da taxa. O aviso foi dado ontem pelo presidente do partido, senador Tasso Jereissati (CE). Ele disse que a oposição tem fôlego para impedir a prorrogação da CPMF no plenário:

- A CPMF não fica como está. Ou vai ser reduzida pela metade e partilhada com os estados ou vai ser eliminada. Dentro do Senado, temos condições de derrubar isso - disse Tasso, após almoço oferecido pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves, à cúpula do PSDB.

O assunto foi discutido em Belo Horizonte com os governadores de São Paulo, José Serra; da Paraíba, Cássio Cunha Lima; e de Alagoas, Teotônio Vilela Filho. Para o governador mineiro, o adequado é o compartilhamento dos recursos da CPMF:

- O governo federal, é notório, gasta muito mal.

Os tucanos debateram o que chamaram de falhas de comunicação do partido. O assunto foi levantado por Serra. Aécio concordou, e Fernando Henrique Cardoso concluiu:

- É preciso mudar o bico do tucano pelo do sabiá, para contar os nossos feitos.

E atacou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sem citá-lo:

- Arrogância é ir para fora do país para falar mal dos governantes passados. Arrogante é quem não sabe nada.