Título: Oito meses para instalar alertas luminosos
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 15/08/2007, O País, p. 5
TAM recebeu aviso da Airbus.
BRASÍLIA. A TAM anunciou ontem, oito meses após recomendação da Airbus, que irá equipar os 86 aviões adquiridos da empresa francesa com a última versão do software de segurança da aeronave. A atualização do Flight Warning Computer (FWC) incluirá um alerta luminoso acionado caso o piloto esqueça os manetes (alavancas que controlam a potência das turbinas) em posição errada durante o pouso. A caixa-preta do Airbus A-320 que explodiu em Congonhas revelou que o manete direito estava em posição climb (de aceleração), o que desencadeou reações impedindo que o avião fosse freado.
O boletim da Airbus foi emitido em novembro do ano passado. A inclusão do alerta foi proposta pela comissão que investigou o acidente do A-320 da Transasia, em Taiwan, em outubro de 2004, ocorrida em condições semelhantes. Um dos manetes estava em climb. A TAM alega que o boletim da Airbus não é claro e diz que precisou consultar o fabricante. Cada equipamento custará U$5 mil. A Airbus recomenda a alteração como "desejável".
- O A-320 já possui alerta sonoro, o "retard", que funcionou normalmente - disse o comandante responsável pelos Airbus A-320 da TAM, Alex Frischmann, à CPI da Câmara.
Frischmann divulgou comunicado da TAM de fevereiro deste ano proibindo co-pilotos, que têm menos horas de vôo, de pousar no aeroporto. Assim como cinco relatórios em que pilotos reportaram à TAM, nas 24 horas que antecederam o acidente, que a pista estava escorregadia.
De manhã, o diretor de Segurança da TAM, Marco Aurélio Castro, disse que nenhum avião da empresa voará mais com reverso (que ajuda a frear) travado. À tarde, Frischmann afirmou que cada caso será analisado antes das decolagens e que a Airbus será consultada.