Título: Maluf terá de ressarcir SP por Paulipetro
Autor: Carvalho, Jailton de e Vasconcellos, Adriana
Fonte: O Globo, 15/08/2007, O País, p. 8

BRASÍLIA. O deputado Paulo Maluf (PP-SP) será obrigado a devolver cerca de US$250 mil aos cofres públicos de São Paulo por prejuízos causados pela criação da Paulipetro, em 1980, quando governava o estado. O Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou recurso do parlamentar contra a condenação, imposta há dez anos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão foi tomada no dia 7 pela Primeira Turma do STF.

A Paulipetro foi fundada para procurar petróleo e gás na bacia do Rio Paraná. Os trabalhos terminaram sem que uma gota sequer fosse encontrada. O valor cobrado a Maluf corresponde ao preço pago por um pacote de mapas e documentos da Petrobras, que ajudariam o governo paulista a explorar o subsolo da região. A estatal já havia furado, sem sucesso, mais de 60 poços. No julgamento de 1997, o ministro do STJ Antônio de Pádua Ribeiro classificou o negócio de "evidente atentado à moralidade administrativa".

Votaram pela condenação quatro ministros da Corte. Marco Aurélio de Mello foi o único favorável à absolvição do deputado. Maluf não quis comentar a decisão do Supremo.