Título: Brincadeira de alto risco
Autor: Ribeiro, Fabiana e Casemiro, Luciana
Fonte: O Globo, 15/08/2007, Economia, p. 21

Mattel faz "recall" de 18,6 milhões de produtos com ameaça a crianças, inclusive no Brasil.

Pais de todo o mundo têm mais um motivo de preocupação. A Mattel Inc., maior fabricante de brinquedos do mundo, anunciou ontem o recall de 18,6 milhões de brinquedos em todo o mundo, devido ao risco de as crianças engolirem ímãs presentes nos produtos - todos fabricados na China. Somente no Brasil, são cerca de 850 mil unidades. Somado ao recall anunciado em 1º de agosto, por causa de tinta com chumbo, só este mês a Mattel está recolhendo mais de 20 milhões de brinquedos. A Mattel do Brasil informava ontem que apenas este último recall de ímãs chegava a 21,8 milhões de brinquedos no mundo.

O recall atinge as marcas Barbie, Polly Pocket, Batman, Doggie Daycare e Shonen Jump"s One Piece (as duas últimas não abrangem o Brasil), que contêm pequenos ímãs. A empresa havia feito um recall por causa de ímãs em novembro. O de ontem inclui 436 mil carros Sargento (do filme "Carros") por chumbo na pintura - estes não chegaram ao Brasil. O site para o recall é www.service.mattel.com.

No Brasil, o recall da Mattel atinge 850 mil itens, comercializados desde 2002. A empresa estima que 650 mil já estejam nas mãos dos consumidores - que podem trocar o produto ou receber o dinheiro de volta. Fazem parte do recall no país todos os produtos da linha Polly com ímãs aparentes, a pá do conjunto Barbie e Tanner e um sortimento de figuras magnéticas do Batman. O número gratuito da empresa é 0800 7701207.

Nos EUA, onde o recall atinge 9,75 milhões de brinquedos, as lojas já começaram a recolher os produtos. Lá, a Mattel publicou ontem anúncios de página inteira nos jornais "New York Times", "Wall Street Journal" e "USA Today". Segundo a empresa, todos os pontos-de-venda no Brasil serão notificados até o fim desta semana, para que suspendam a comercialização dos brinquedos e os devolvam. Algumas lojas já foram informadas. Lojas Americanas, Rozenlândia e Ri Happy, por exemplo, estão retirando os produtos.

China fornece 65% dos itens da empresa

Há lojas que ainda não receberam o aviso, como a Leader - que, apesar disso, já começou a recolher os brinquedos. A diretora comercial da Brinkcenter, Meg Sarkissian, disse que, até a noite de ontem, não tinha sido informada, e ainda ostentava, nas prateleiras da filial do Centro, produtos como Barbie e Tanner:

- Semana passada, recebi da Mattel e-mail sobre os brinquedos com excesso de chumbo. A empresa esclarecia que eles não tinham vindo para o Brasil. Mas, sobre o recall dos brinquedos com ímãs, não chegou nada.

Segundo Meg, o número de consumidores que costumam procurar a loja em caso de recall é pequeno. Ela avalia, no entanto, que o método adotado pela empresa desta vez, de análise das peças para posterior troca, pode causar dor de cabeça:

- O ideal é resolver o problema de imediato. Mandar para análise para devolver em dois meses com certeza vai gerar reclamações. Mas entendo a preocupação da Mattel com a originalidade das peças, já que há um grande número de bonecas genéricas.

Nas lojas Toy Mania, Brinkcenter e Americanas do Rio Sul, as prateleiras continuavam repletas dos itens anunciados como impróprios. Supervisores e vendedores disseram não ter recebido qualquer comunicado. Laure Costa, que passeava com a filha Sara no Rio Sul, entrava em uma das lojas justamente à procura de uma Polly:

- Esses recalls realmente deveriam ser mais bem divulgados.

Os brinquedos foram fabricados entre janeiro de 2002 e janeiro deste ano. Se as crianças engolirem mais de um ímã, eles podem se prender e perfurar ou bloquear os intestinos, segundo a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo americana (CPSC, na sigla em inglês).

- Engolir um ímã não tem problema. O problema é a criança engolir dois ímãs. Pode acontecer de um ímã ficar preso na parede do intestino e atrair o outro - disse Ronald Schaffer, diretor financeiro da Mattel do Brasil.

No caso da tinta com chumbo, como bebês e crianças pequenas sempre levam os brinquedos à boca, há risco de ingestão. A longo prazo, há danos neurológicos. Na Flórida, um consumidor está processando a Mattel. Ele quer reembolso pelo brinquedo e o pagamento de despesas médicas para verificar a presença de chumbo no organismo de sua filha.

A Mattel compra 65% de seus brinquedos na China, que hoje responde por 80% da produção do setor. O recall dos brinquedos com chumbo, anunciado dia 1º, levou ao suicídio do gerente-geral de uma das fábricas da fabricante, a chinesa Lida Toy Company, no domingo.

- As empresas vão à China em busca de mão-de-obra e materiais mais baratos, mas o problema é que a segurança está sendo sacrificada - disse Rachel Weintraub, diretora de Segurança de Produto da Federação de Consumidores da América.

O custo do recall foi estimado em US$30 milhões, disse o diretor-executivo da Mattel, Bob Eckert. Ele acrescentou que a empresa vai passar a testar cada lote recebido. Mas alerta:

- Não há garantia de que isso não aconteça de novo.

(*) Com agências internacionais e Bloomberg News

CONSUMIDOR ENFRENTA MAIS BUROCRACIA NO PAÍS, na página 22