Título: Marta: Defesa mais forte após acidente
Autor: Damé, Luiza e Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 16/08/2007, O País, p. 3

Para ministra, Jobim tem mais condições de trabalho que Pires.

SALVADOR. A ministra do Turismo, Marta Suplicy, afirmou ontem na capital baiana que, após a explosão do Airbus da TAM em São Paulo, o novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, tem mais condições de trabalhar, diferentemente do antigo ocupante do cargo, Waldir Pires (PT).

- Depois de uma tragédia desse porte, ele obteve muito mais trânsito, recursos e poder do que o seu antecessor tinha, e isso está facilitando também. E como (Jobim) é uma pessoa competente, será bem sucedida, para o bem de nós todos - disse Marta, após assinar convênios com o governador da Bahia, o petista Jaques Wagner.

Apesar do caos aéreo, a ministra afirmou que a desvalorização do real diante do dólar, causada pelas quedas nas principais bolsas de valores do mundo, tem afetado mais o setor turístico do que o apagão.

Marta disse que seu ministério está estudando outras medidas para tentar amenizar a desvalorização do real e considerou que o pedido do ministro Jobim por mais espaço entre os assentos das aeronaves não prejudica o fluxo turístico:

- É um detalhe no meio do problema do tráfego aéreo: temos agora que recuperar o Aeroporto de Congonhas, fazer o trem para o Aeroporto de Guarulhos, que deve ter também outras pistas, e depois resolver a questão da malha aérea nacional, que é vital para o turismo.

A ministra informou ter conversado com diretores das quatro maiores companhias aéreas americanas para convencê-los a criar mais linhas para o Brasil.

- Uma delas virá para Salvador, já no fim do ano - contou, repetindo que o ministro Nelson Jobim está tentando resolver "um problema que está lá entravado e está tomando as medidas necessárias com mais condições do que teve seu antecessor.

Marta disse que não é candidata à prefeitura de São Paulo em 2008:

- Vou ficar no ministério nos próximos quatro anos.

Da agência A Tarde