Título: Com Conde, PMDB assume direção de Furnas
Autor: Otavio, Chico
Fonte: O Globo, 16/08/2007, O País, p. 5

Em dia de protesto na porta da empresa, ex-prefeito é confirmado em reunião como presidente da estatal.

O arquiteto Luiz Paulo Conde, ex-prefeito do Rio, é o novo presidente de Furnas Centrais Elétricas. Indicado pela bancada do PMDB ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele teve o nome confirmado para comandar a estatal em reunião, na tarde de ontem, pelo Conselho de Administração de Furnas, na sede da empresa no Rio. De manhã, em assembléia de acionistas, Conde fora eleito membro do próprio Conselho de Administração.

A posse deverá acontecer na próxima sexta-feira. Na assembléia da manhã, houve um momento de tensão quando um dos representantes dos acionistas majoritários apresentou um protesto contra o aparelhamento político da empresa. Naquele mesmo instante, militantes do PSOL e da organização sindical Conlutas faziam um protesto na porta da empresa, na Rua Real Grandeza, em Botafogo.

O clima em Furnas, com a chegada de Conde, é de expectativa. Funcionários associam a indicação do ex-prefeito, que ocupou recentemente a Secretaria estadual de Cultura do Rio, às pressões do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), relator do projeto que prorroga a cobrança da CPMF na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Uma das preocupações diz respeito ao futuro do fundo de pensão Real Grandeza, que gera ativos estimados em R$4 bilhões. Funcionários temem que cargos-chave da fundação sejam preenchidos por ex-gestores da caixa previdenciária da Cedae, a Prece, envolvida no escândalo do mensalão. Cunha nega o interesse de nomear aliados para cargos na Real Grandeza.

Na assembléia de ontem, também foram eleitos para o Conselho Valter Cardeal de Souza (presidente interino da Eletrobras) e Alexandre Meira da Rosa (Ministério do Planejamento). Os nomes dos demais integrantes da diretoria deverão ser anunciados no dia 23, em nova reunião do Conselho de Administração.

No protesto em frente à estatal, os manifestantes exibiram cartazes com dizeres "Cunha + Conde = Apagão". O vereador Eliomar Coelho (PSOL-RJ), ex-engenheiro de Furnas, disse que "a questão energética é séria demais para virar barganha política".