Título: Aécio rebate críticas de FHC
Autor: Bertha, Maakaroun
Fonte: Correio Braziliense, 11/03/2009, Política, p. 04

As críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) à realização de prévias no partido para indicação do candidato à sucessão no Palácio do Planalto foram rebatidas ontem pelo governador Aécio Neves. Depois de considerar que ¿não se constrói um projeto para o país de alguns gabinetes ou da Avenida Paulista¿, Aécio afirmou que o seu partido não ganhará as eleições de 2010 antecipadamente. ¿Não digo nem de longe ser o governador Serra, mas para algumas figuras do partido parece que basta apenas nós hoje termos um candidato para ganharmos as eleições. Temos de ter um projeto para o país¿, afirmou o governador mineiro, acrescentando que as prévias são instrumento para a definição desse projeto.

As declarações de FHC na segunda-feira, durante a abertura do calendário acadêmico do Instituto Brasiliense de Direito Público, se deram dentro de um contexto em que apontou a antecipação da sucessão presidencial e o que denominou de ¿comportamento eleitoral¿ da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). Depois de convocar ¿os tribunais¿ para coibir o que chamou de ¿abusos¿ da ¿candidata¿ petista em ¿viagens e inaugurações de canteiros de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)¿, FHC também criticou a proposta das prévias apresentada por Aécio: ¿Seria precipitado. Eles são governadores, têm de trabalhar. Não podem sair pelo Brasil a fazer prévias¿.

Considerando que ¿talvez¿ o ex-presidente tucano não tenha sido informado com clareza sobre sua proposta, Aécio reiterou a disposição de viajar pelo país nos fins de semana, debatendo o programa de governo de seu partido. ¿Porque além das nossas tarefas administrativas ¿ e, no caso de Minas, me parece que os mineiros julgam que ela vai bem ¿, nós temos também responsabilidades políticas na construção de um partido, na construção de propostas¿, declarou. Aécio convidou FHC a viajar com ele pelo país para discutir a realização de prévias no PSDB.

¿Eu não as vejo como instrumento de divisão do partido como alguns insistem em colocá-las. Vejo as prévias como uma oportunidade extraordinária até mesmo de o PSDB se contrapor à movimentação do outro campo, que cada vez será maior daqui por diante. Ela não diminuirá, ela será cada vez mais explícita¿, afirmou. ¿É uma forma de também discutirmos problemas regionais, visitando os estados, até antes das prévias. A proposta que fiz, incluo agora, nessa proposta, um convite para o presidente Fernando Henrique¿, acrescentou. ¿No seu caso, talvez ele possa até viajar um pouco além dos fins de semana.¿

POSSE DE RORIZ Um ano e oito meses depois de renunciar ao mandato de senador, o ex-governador Joaquim Roriz voltou ao Congresso ontem para assumir a Vice-Presidência Nacional do PMDB. Ele participou da cerimônia de posse da nova presidente interina do partido, a deputada federal Iris de Araújo (PMDB-GO), mulher do prefeito de Goiânia, Íris Rezende. A parlamentar passou a comandar a legenda com a licença do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). Nenhum senador participou da solenidade que reuniu os ministros da Saúde, José Gomes Temporão; e das Minas e Energia, Edison Lobão, ambos do PMDB.