Título: Lula: país está tranqüilo
Autor: Rodrigues, Luciana e Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 16/08/2007, Economia, p. 24

Presidente descarta intervenção no câmbio.

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que a crise nos mercados internacionais não vai causar problemas à economia brasileira. O presidente descartou ainda qualquer intervenção para segurar o câmbio.

- É um dólar flutuante. O que é importante é que a economia brasileira vive um momento de tranqüilidade enorme. Vocês estão vendo que não precisou nenhum ministro correr para Washington, para Nova York. Nós estamos com as contas realmente equilibradas, temos reservas suficientes. E o que é importante aqui é que o dólar vai se ajustando na medida em que a economia vai exigindo mudanças.

Já para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o maior risco é que haja uma queda da atividade americana e, com isso, ocorra uma alteração no preço das commodities agrícolas, reduzindo o saldo comercial brasileiro. Mas ele é otimista:

- O crescimento brasileiro está sendo impulsionado pelo mercado interno. O máximo que pode acontecer seria um saldo comercial menor - afirmou o ministro. (Luiza Damé e Henrique Gomes Batista)