Título: Mãe arruma quarto do piloto morto
Autor: Jungblut, Cristiane e Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 17/08/2007, O País, p. 4

FORTALEZA. A notícia da tragédia com o Airbus da TAM, há um mês, foi apenas o princípio do sofrimento da família do comandante Kleyber Aguiar Lima, de 54 anos, piloto da aeronave. Após o enterro, anteontem, ontem a mudança, com roupas e objetos pessoais, do piloto chegou de São Paulo à casa da mãe dele, Maria Guedes, de 78 anos. A mãe cuida agora de arrumar o quarto que o filho mantinha em casa, para férias e folgas em Fortaleza.

¿ As emoções nesse primeiro mês são diversas. Sempre tem algo que nos reporta à dor ¿ disse Sherydan Lima, uma das irmãs do comandante.

Ontem, todos os filhos reuniram-se na casa da mãe. Ela ainda não decidiu o que fazer com as coisas dele, o segundo filho dos quatro que teve. Ainda muito abalada, chora sempre que recebe visita.

A família vinha evitando comentar as acusações de erro do piloto. Agora, nega veementemente. Segundo Sherydan, a falha atribuída ao irmão é primária para um piloto que tinha mais de 13 mil horas de vôo e era instrutor.

A TAM ainda não teria procurado a família para fazer acordo de indenização. A família não pensa, em princípio, em entrar na Justiça contra a empresa. Kleyber Lima não se casou nem teve filhos. A mãe é a única herdeira. A família vai levar em consideração o fato de uma disputa judicial ser demorada. O recurso à Justiça só ocorrerá, segundo Sherydan, caso o valor oferecido para acordo seja pequeno.