Título: Recall da Mattel: troca cai para até 15 dias
Autor:
Fonte: O Globo, 17/08/2007, Economia, p. 29

Nova regra vale para brinquedos Batman e Barbie. Prazo para Polly continua de um mês e meio.

BRASÍLIA, SÃO PAULO e RIO. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, e a Mattel entraram em acordo para reduzir o prazo de troca de modelos de Barbie e Batman que são alvo de recall. Em reunião ontem, que continuava à noite, decidiu-se que a troca das peças ou o ressarcimento em dinheiro levará até 15 dias - um terço do período previsto. A regra não se aplica às bonecas Polly.

Foi eliminada a necessidade de a Mattel enviar ao consumidor, após o primeiro contato, brochura com modelos para identificar o boneco Batman ou Barbie. Basta entrar em contato com a Mattel e enviar o brinquedo via Correios para ser restituído. No caso da Polly, como vários modelos têm problemas, o procedimento foi mantido. Serão até 45 dias para a troca ou a recompensa financeira, precedida do envio do catálogo.

Dois dias após o anúncio do recall, ainda havia produtos nas lojas. Em uma blitz da presidente do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Rio, Soraya Santos, e de fiscais do órgão em 35 lojas da Saara, no Centro, para vistoriar brinquedos em geral, três Barbies do recall foram apreendidas. O Ipem encontrou irregularidades em seis lojas. Dos 6.665 produtos vistoriados, 445 foram apreendidos por não terem o selo do Inmetro.

Em São Paulo, técnicos do Procon encontraram ontem brinquedos do recall à venda em uma loja de shopping e em dois sites. Eles foram autuados, e o Procon-SP informou que suas equipes voltam às ruas hoje na capital paulista. O mesmo deve ocorrer em cidades do interior do estado. Os lojistas autuados responderão a processo administrativo e estarão sujeitos a multas de R$212,82 a R$3,19 milhões.

A Mattel informou que, até o fim da manhã de ontem, 9.029 pessoas haviam contatado o serviço de atendimento para trocar produtos. Outros 2.054 mandaram e-mail.

Segundo DPDC e Mattel, já é certa também a ampliação do horário de atendimento pelo 0800 7701207. Em vez de das 9h às 21h, o canal estará aberto das 9h às 23h. Será ampliado o horário de sábado e haverá atendimento aos domingos. No site http://service.mattel.com.br/recall/Brasil_Sku.pdf, há os modelos do recall.

O recall não isenta a Mattel de ações judiciais e indenizações em caso de acidentes provocados pelos itens, alerta Mariana Alves, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Para ela, a empresa demorou a tomar providências: a lei determina que a empresa deve informar de imediato autoridades e consumidores caso produtos apresentem periculosidade após entrada no mercado. (Com Extra)