Título: Tremor é sentido no norte do Brasil
Autor:
Fonte: O Globo, 17/08/2007, O Mundo, p. 31

Em Manaus, moradores abandonam prédios assustados com abalo sísmico

BRASÍLIA. O terremoto que atingiu a costa sul do Peru foi sentido em três capitais brasileiras: Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Manaus (AM). Na capital do Amazonas, os reflexos do abalo sísmico foram mais nítidos, chegando a graus entre 2 e 3 na escala de Mercalli, que mede os efeitos de um terremoto na superfície, segundo dados do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). Em Porto Velho e Rio Branco, os reflexos foram de 2 graus na escala de Mercalli.

Em Manaus, moradores de quatro prédios de classe média alta, com 15 a 20 andares, acionaram a Polícia Militar por volta de 20h de anteontem contando que os edifícios estavam vibrando. Alguns disseram que tiveram náuseas, e outros disseram que objetos pendurados no teto também balançaram. Houve moradores que estavam em elevadores no momento do sismo e contaram que sentiram sacudidas. Em outros três edifícios na capital amazonense também se sentiram os reflexos do terremoto que devastou cidades e matou centenas de pessoas a milhares de quilômetros de distância no Peru.

O Corpo de Bombeiros vistoriou os prédios na noite do terremoto e constatou que não havia risco. Os moradores, que haviam abandonado as residências, foram orientados a voltar para casa.

Os reflexos nas cidades brasileiras são considerados baixos, porque no centro do terremoto eles chegaram a 8 na escala de Mercalli. Esse índice se baseia também em relatos da população atingida. Ele varia de 1 a 12 - quando tudo é destruído.

O terremoto também foi sentido em outros países sul-americanos. Com menor intensidade, os reflexos do abalo sísmico chegaram a La Serena e Iquique, no Chile; a Guayaquil, no Equador; e Bogotá, na Colômbia. Segundo o Observatório Sismológico, o abalo foi causado pela colisão da placa tectônica nazca com a sul-americana, ao largo da costa ocidental da América do Sul.