Título: Mais transtornos à vista
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 18/08/2007, O País, p. 3

Pista principal de Guarulhos, com trincas e fissuras, será fechada por três meses.

Apista principal do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ficará fechada por mais de três meses - da próxima segunda-feira, 20 de agosto, até 30 de novembro - para reforma. O presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, admitiu ontem que a interdição poderá causar transtornos aos usuários. Ele explicou que, com o fechamento da pista, a malha aérea terá de ser alterada, o que pode significar a transferência de vôos, sobretudo conexões, para outros aeroportos, além do remanejamento de outros ao longo do dia.

- Não temos alternativa, e a pista tem que ser feita. Claro que vai haver transtorno. A população vai sentir um pouco - afirmou Gaudenzi.

Há apenas três dias, o presidente Lula disse que o problema da crise aérea já estava "resolvido em parte".

Ao falar da reforma na pista de Guarulhos, pela manhã, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, fez avaliação diferente. Jobim disse não acreditar que o fechamento da pista causaria transtornos. Ele argumentou que já há um processo de redistribuição de slots (pousos e decolagens por hora). Segundo o Ministério da Defesa, agosto é um mês de baixa temporada para o tráfego aéreo, e Guarulhos está operando com 43 slots, quando sua capacidade autorizada é de 54 slots.

- Teríamos dificuldades se tivéssemos que fechar a pista no momento de pico e no período de chuvas (dezembro e janeiro) - disse Jobim.

Órgãos divergem sobre providências

Gaudenzi disse que há divergências entre a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) sobre as providências necessárias durante a realização da obra. Um defende a redistribuição de horários ao longo do dia, e outro, a redução de vôos. Se não houver consenso, disse, Jobim tomará a decisão no início da próxima semana.

Com a interdição da pista principal, que tem 3.700 metros, as 450 operações diárias serão transferidas para a pista secundária, de 3 mil metros. Apesar de o aeroporto contar com duas pistas de pouso, elas não podem operar simultaneamente por razões de segurança (distância abaixo do previsto). Gaudenzi disse que a secundária tem condições de absorver boa parte do movimento.

De acordo com o cronograma, a obra será feita em três etapas: a primeira começa na próxima segunda-feira e termina em 10 de outubro e se destina à recuperação do centro da pista (1.400 metros); a segunda começará logo em seguida, e prevê a reforma da cabeceira da pista, onde descem os aviões. Essa área tem 1.300 metros. A segunda etapa terminará às vésperas das férias, no dia 30 de novembro. O restante da reforma ocorrerá entre abril de junho de 2008.

- A pista principal somente será reaberta ao término da segunda etapa - disse Gaudenzi, informando que a reforma custará R$13 milhões.

Em nota divulgada à noite, a Infraero informou que a Anac está concluindo os reajustes com as companhias aéreas e que dez vôos domésticos serão remanejados. Guarulhos, que tem hoje 54 movimentos (pousos e decolagens) por hora, ficará com 33 durante a reforma. Não foi informado o destino dos vôos desviados, mas a intenção do governo é manter a restrição ao aumento de tráfego na pista do aeroporto de Congonhas.

Com buracos, fissuras e trincas em toda a sua extensão, a pista principal de Guarulhos será fechada para uma reforma definitiva. Inicialmente, o Ministério da Defesa anunciou que faria uma operação tapa-buracos e deixaria a obra definitiva para 2008, mas voltou atrás por motivos de segurança.

Gaudenzi informou ainda que está estudando duas barreiras de proteção para aumentar a segurança em Congonhas. Além de construir um pavimento poroso que ajuda o avião a frear, o aeroporto deverá ganhar uma rede de proteção. Ele disse que a obra para colocação de grooving (ranhuras) na pista principal do aeroporto será concluída no dia 8 de setembro.

Apesar do fechamento da pista principal de Guarulhos, Gaudenzi disse não acreditar que as medidas para desafogar Congonhas sejam atrasadas. Por determinação do Conselho de Aviação Civil (Conac), 151 vôos serão transferidos para Guarulhos até 30 de outubro.

COLABOROU: Cristiane Jungblut

www.oglobo.com.br/pais