Título: Lula confirma que TV pública terá sede no Rio
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 18/08/2007, O País, p. 15

BRASÍLIA. A decisão de escolher o Rio de Janeiro como sede da TV Pública foi do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, numa articulação direta com o governador Sérgio Cabral. A avaliação do presidente é que o Rio simboliza "um início com mais energia" da TV Brasil, que deve estrear em 2 de dezembro, juntamente com as primeiras transmissões da TV digital em São Paulo. A escolha, revelada por Ancelmo Gois em sua coluna ontem, faz parte do processo de revitalização do Rio.

- O presidente conversou com o Cabral e tomou a decisão de que a sede será no Rio - confirmou o ministro da Secretaria de Comunicação, Franklin Martins.

Na manhã de anteontem, em seminário no Planalto, Franklin afirmara que o local da sede ainda estava em discussão no governo. À tarde, Lula acertou com Cabral que a TV ficará no Rio.

- Isso não quer dizer que será uma TV carioca - afirmou Franklin.

Segundo ele, a TV Brasil terá dois pontos de programação: no Rio, o foco será a programação cultural; em Brasília, a informação, a notícia. Além disso, alguma diretoria da TV Brasil deverá ficar em Brasília, apesar da sede no Rio. Para Franklin, com o avanço do mundo virtual, do ponto de vista do conteúdo a localização da sede não é importante e tem mais relevância para as questões administrativas:

- No caso da TV pública, é importante que seja numa cidade como o Rio, que dá mais energia na largada. Na avaliação do presidente, a largada virá com mais força. E faz parte do processo de revitalização do Rio.