Título: Acordos salariais: 97% tiveram reajuste igual ou acima da inflação
Autor: Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 18/08/2007, Economia, p. 30
Dos acordos salariais fechados no primeiro semestre, 97,1% resultaram em reajustes iguais ou acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Foi o maior índice da série histórica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), iniciada em 1996, para um primeiro semestre. De janeiro a junho de 2006, o índice foi de 95,6%.
O supervisor técnico do Dieese no Rio, Paulo Jager, explicou que o levantamento analisou 280 negociações em diversas categorias. Segundo ele, no segundo semestre, a tendência continua positiva. De acordo com o levantamento, 87,5% dos reajustes tiveram ganho maior do que o INPC, dos quais 40% ficaram pelo menos 1,5% acima da inflação.
- Do ponto de vista quantitativo, é pouco expressivo um ganho real de 1% a 1,5%, mas qualitativamente é interessante, porque é uma novidade dos últimos três anos - disse o supervisor.
O número de acordos sem perdas reais para os trabalhadores foi de 92,8% na indústria, 81,8% no comércio e 84,8% nos serviços. Segundo Jager, a grande maioria dos reajustes - 85% - foi estabelecida em convenções coletivas, ou seja, nas negociações entre entidades de trabalhadores e empresários.
O especialista destacou que, após 2003 - quando apenas 42% dos acordos resultaram em reajustes iguais ou além da inflação, percentual menor do que nos anos anteriores -, passou a se verificar uma melhora contínua do número.