Título: Dirceu faz lobby para empresas e tenta anistia
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 19/08/2007, O País, p. 8

Deputado cassado denunciado como um dos chefes do mensalão faz contatos no Brasil e no exterior.

BRASÍLIA. Nesses quase dois anos sem mandato, longe oficialmente das rodas do poder, mas mantendo laços estreitos com o integrantes do governo Lula e velhos companheiros petistas, o ex-deputado José Dirceu (PT-SP) vem tentando se transformar num dos mais poderosos consultores de negócios - ou lobista, como preferem alguns amigos do PT - de empresários brasileiros e estrangeiros.

O escritório de advocacia aberto após o escândalo ficou em segundo plano. Com uma agenda social, política e de negócios intensa, vive no eixo Rio/São Paulo/Brasília. E tem circulado pelos estados, em contato com governadores, prefeitos e colegas petistas para manter poder de decisão na cúpula do PT, que vai mudar o comando no fim deste ano.

Dirceu tem negócios em países como Peru, República Dominicana, Argentina, Estados Unidos, Portugal, Venezuela, México e Nicarágua. No México, tem relações estreitas com o megaempresário Carlos Slim. Na Nicarágua, tem laços de amizade com Daniel Ortega. Tem defendido interesses de construtoras e empresas de biocombustíveis com negócios nesses países ou que pretendem investir no exterior.

Segundo assessores, a JD (José Dirceu) Consultores e Associados tem recusado negócios na área de telefonia e aviação, mas Dirceu tem relações próximas com dirigentes da TAM, por exemplo. José Dirceu mora em uma casa em Vinhedo, na região de Campinas.

Dirceu continua festejado por parte da intelectualidade brasileira. Depois de lançar seu novo site num restaurante de Brasília, há cerca de 15 dias, semana passada foi homenageado em jantar na casa do cineasta Luís Carlos Barreto. Nesses eventos, faz campanha pela sua anistia política e fala de projetos políticos.

"Ter votos não é o meu caso"

Desde o dia 31 de novembro de 2005, quando foi cassado, Dirceu persegue obsessivamente o sonho de voltar ao Palácio do Planalto, de onde foi expulso como o chefe da quadrilha do mensalão, pela denúncia do procurador-geral. Os aliados dizem, reservadamente, que ele não quer menos do que isso. Embora ele negue, muitos dizem que ele até sonha com uma candidatura à Presidência da República. Ou, no mínimo, com a volta como parlamentar influente na cúpula do governo.

Espera, para isso, ser absolvido por falta de provas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e também aprovar, no Congresso, um projeto de anistia que devolva seus direitos políticos, suspensos até 2014. Não há uma conversa, com políticos ou amigos, em que ele não trate do seu projeto para 2010.

Em seu site, articulistas aliados publicam artigos com ataques ao processo do Ministério Público ou em defesa de sua anistia. Esta chegaria ao Congresso via iniciativa popular com um milhão de assinaturas providenciadas pelo PT em todo o país, ou em projeto apresentado pelos deputados petistas de seu grupo, entre eles Cândido Vacarezza (SP).

Às vésperas do julgamento do STF, Dirceu tem postado artigos no site sobre seus projetos: "Minhas prioridades são meu processo no STF e minha anistia. Candidatura, só depois de vencer essas etapas e não será para presidente da República, já que isso depende do PT, do presidente Lula e do povo. É preciso ter votos, o que todos sabem que não é o meu caso.