Título: Ex-secretária dá aulas
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 19/08/2007, O País, p. 9

Fernanda Karina agora mora em Varginha.

BELO HORIZONTE. Apesar de não fazer parte da lista dos 40 indiciados por participação no esquema do mensalão, Fernanda Karina Somaggio, ex-secretária do empresário Marcos Valério de Souza, ficou conhecida durante o desenrolar do escândalo político. Hoje, dá aulas de ciências políticas numa faculdade de Varginha, cidade do Sul de Minas para onde se mudou com o marido e o filho.

A ex-secretária concorreu a deputada federal pelo PMDB de São Paulo na eleição passada, mas não se elegeu. Em fevereiro, após seu pai, Usaldo Mendes Ramos, de 56 anos, ter sido assassinado em casa por supostos assaltantes, em Mococa, interior paulista, ela se mudou para Varginha.

Por algum tempo, Fernanda Karina ficou sob os holofotes da mídia. Houve informações de que teria sido sondada para para posar nua em uma revista masculina, o que foi negado pela publicação.

Em 2005, a ex-secretária denunciou o envolvimento de Marcos Valério com autoridades do alto escalão do governo Lula. Deu entrevistas e foi chamada para depor na Polícia Federal (PF) e nas duas CPIs criadas no Congresso para investigar o caso (Correios e Mensalão). (Rodrigo Lopes).