Título: Empresas terão de reduzir vôos noturnos em Cumbica
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 21/08/2007, O País, p. 9

Infraero quer evitar transtornos causados por obras.

SÃO PAULO. As empresas aéreas precisarão reduzir seus vôos em horários de pico noturno no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, segundo estudo anunciado ontem pela Infraero. A medida visa evitar transtornos em Cumbica, cuja pista principal, fechada ontem para reformas, será reaberta apenas no dia 10 de outubro. A mudança deve ser discutida ainda esta semana pela Anac e empresas aéreas.

- Podem ocorrer problemas. Para a Infraero, o importante seria uma redução da freqüência nos horários de pico, quando há uma concentração de vôos internacionais, que demandam prazos maiores de operação. Seria uma antecipação dos vôos previstos para as 20h e uma postergação dos vôos marcados para as 23h - disse o superintendente regional Sudeste da Infraero, Edgard Brandão Júnior.

Segundo a Infraero, até o início da noite de ontem a interdição da pista não causou transtornos. No entanto, como ainda não há análise final ou plano de emergência para as operações, a qualquer momento novas mudanças podem ser sugeridas.

- Meia hora antes de 20h e meia hora após 23h, já ajudaria muito. Agora, a decisão não cabe à Infraero. Apenas informamos sobre a situação. Creio que após a reunião da Anac com as empresas, teremos uma definição - disse Brandão.

Ontem, até as 19h, de 167 vôos programados, nove (5,4%) foram cancelados e outros nove (5,4%) tiveram atrasos de mais de uma hora. Em Congonhas, de 232 previstos, 50 foram cancelados (21,6%), e seis (2,6%) sofreram atrasos superiores a uma hora até as 19h.

As obras da pista principal de Cumbica foram iniciadas dentro da normalidade, de acordo com o superintendente. Já a pista de Congonhas, também fechada para a aplicação de grooving, está com 50% dos serviços concluídos. A obra de Congonhas deve ser entregue dia 6, segundo Brandão. Já as obras de contenção da pista ainda não estão no papel.

A Infraero conseguiu ampliar ontem a área de passageiros do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Os espaços saltaram de 1,1 mil metros quadrados para 2,5 mil metros quadrados, graças a uma remodelação devem estar prontos até o fim da semana, segundo a Infraero.