Título: Direito continua como o mais cotado para STF
Autor:
Fonte: O Globo, 28/08/2007, O País, p. 8
Governo deve enviar mensagem ao Senado esta semana.
BRASÍLIA. O Planalto não confirmou oficialmente, mas o governo deve enviar ainda esta semana mensagem ao Senado indicando o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Carlos Alberto Menezes Direito para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria de Sepúlveda Pertence. Direito é o mais cotado, mas o Planalto não tem ainda a confirmação do presidente Lula.
Com a nomeação de Direito, Lula atenderia a pleito do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do PMDB, e também agradaria à Igreja Católica. Direito é contra o aborto e se alinha ao clero conservador em temas sobre comportamento da sociedade.
A nomeação de Direito e sua aprovação pelo Senado, se confirmada a indicação, precisariam ocorrer até 6 de setembro, data limite para que ele não ultrapasse a idade de 65 anos para ser nomeado. Ele completa 65 anos no dia 8 de setembro.
Diante das especulações sobre a participação do PMDB na indicação, assessores do governo informaram que o nome de Direito foi sugerido por Jobim e avalizado por juristas e setores da Igreja. Mas Direito é ligado ao PMDB e ocupou diversos cargos por indicação do partido.