Título: Críticas a Ana Júlia
Autor: Leonel Rocha e Mirella D¿Elia
Fonte: Correio Braziliense, 11/03/2009, Brasil, p. 09

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), também presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), ingressou ontem na Justiça do Pará com um pedido de intervenção federal no estado, acusando a governadora Ana Júlia Carepa (PT) de não cumprir 111 liminares de reintegração de posse de fazendas invadidas pelo MST e outros movimentos sociais. O pedido foi entregue ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJE-PA), desembargador Rômulo Nunes, que prometeu imediato curso à ação, ¿observados os trâmites e preceitos legais¿.

O tribunal formará uma comissão para analisar o pedido e depois submetê-lo ao Tribunal Pleno. Caso o pedido seja aceito pelos 30 desembargadores da Corte, o caso será remetido ao Supremo Tribunal Federal (STF), que é o órgão competente para julgar a intervenção. Nunes afirmou que o Judiciário tem cumprido a parte que lhe compete, inclusive com seus juízes concedendo as liminares que encontram amparo legal. Nos últimos meses, foram concedidas 56 liminares, mas nenhuma foi cumprida.

¿A governadora Ana Júlia está ideologicamente comprometida com os invasores de terras e não tem o menor interesse em manter o Estado de Direito aqui no Pará¿, afirmou Kátia Abreu. O chefe da Casa Civil do governo do Pará, Cláudio Castelo Branco Puty, rebateu as acusações contra a governadora, que estava em viagem fora do estado. ¿A senadora está equivocada. O Estado está cumprindo as decisões da Justiça.¿