Título: Gol: Pilotos do Legacy serão julgados à revelia
Autor:
Fonte: O Globo, 28/08/2007, O País, p. 13

CUIABÁ. Os pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, que comandavam o jato Legacy que colidiu com um avião da Gol em setembro do ano passado, serão julgados à revelia no processo em que são acusados de co-participação na tragédia, que matou 154 pessoas, determinou ontem o juiz federal Murilo Mendes, de Sinop (MT). Os pilotos faltaram à audiência em que seriam ouvidos pela primeira vez. Os dois foram denunciados pelo Ministério Público Federal por expor a perigo aeronave culposamente.

O acidente aconteceu quando o Legacy 600, da ExcelAire, se chocou em pleno vôo com o Boeing 737-800. O avião da Gol voava na altitude correta entre Manaus e Brasília, 37 mil pés. O jatinho vinha equivocadamente na mesma rota. Na semana passada, os advogados da defesa anunciaram a intenção dos pilotos de não ir à audiência. Eles queriam ser ouvidos nos EUA, pedido negado pelo juiz.

O assistente da acusação Cláudio Pimentel, advogado da família de uma das vítimas do acidente, chegou a pedir ao juiz a prisão preventiva dos pilotos. O juiz Murilo Mendes, no entanto, argumentou que não havia elementos para isso, uma vez que eles receberam a notificação e não estão atrapalhando o andamento do processo. O advogado Theo Dias reiterou o pedido para que sejam interrogados em território americano. Após consultar o procurador da República Thiago Lemos de Andrade, que foi contrário à idéia, o juiz também negou o pleito.

Dias anunciou que vai recorrer da decisão. A defesa tem convicção de que os dois podem ser ouvidos em seu país.