Título: 'A oposição exagerou na dose'
Autor: Gois, Chico de e Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 22/08/2007, O País, p. 4

BRASÍLIA. A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), que na CPI dos Correios defendia o PT, diz que o partido e o presidente Lula acabaram sendo vistos como vítimas de um processo político e ganhando as eleições com os votos da população de mais baixa renda.

Qual a expectativa da decisão do STF?

IDELI SALVATTI: Qualquer que seja a decisão do Supremo, vamos acatá-la com respeito. Mas estou muito preocupada com movimentos claramente dirigidos para pressionar o STF, como foi o caso das novas denúncias do Ministério Público.

Qual o impacto da crise do mensalão para o PT?

IDELI: O PT passou por um processo profundo de debate. Muita gente acendia velinha pela extinção da nossa raça. Mas fomos o partido mais votado nas eleições. Mesmo no Senado, tivemos os dois campeões de voto - Eduardo Suplicy (SP), que teve o maior número de votos, e Tião Viana (AC), que teve o melhor desempenho em termos percentuais.

Muitos dizem que o PT se apresentou como vítima e, por isso, ganhou a eleição...

IDELI: Houve uma responsabilidade muito clara de alguns petistas (no episódio do mensalão). Mas a oposição exagerou na dose. Se todos os ataques não tinham alguma modificação efetiva na vida das pessoas, passaram a ter. A população sentiu o efeito das práticas políticas adotadas e pensou: "Estão querendo nos tirar algo que nos está beneficiando". O que houve foi uma reação muito forte (da oposição) contra políticas que beneficiavam os excluídos. E essa população não precisa ir na escola para saber disso.