Título: 'Que não haja exclusões'
Autor: Gois, Chico de e Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 22/08/2007, O País, p. 4

BRASÍLIA. Um dos tucanos mais atuantes na CPI dos Correios, o deputado Gustavo Fruet (PR) manifesta preocupação com a possibilidade de o STF não acolher integralmente a denúncia contra os 40 envolvidos no mensalão. Sua preocupação tem endereço certo: o ex-ministro José Dirceu.

Qual a sua expectativa em relação à decisão do STF sobre o mensalão?

GUSTAVO FRUET: Espero que seja recebida a denúncia e aberto o processo. Os indícios são fortes e justificam a abertura do processo contra todos. Com isso, evita-se a prescrição dos crimes.

São consistentes as provas e indícios do mensalão?

FRUET: A CPI fez sua parte, levantou o fio da meada e o Ministério Público lapidou. E, neste período, a PF, a Receita Federal, o Coaf, o Departamento de Recuperação de Ativos, a Procuradoria da Fazenda Nacional realizaram procedimentos solicitados pela CPI que não chegaram a tempo. Surgiram provas e novos fatos.

Todos serão denunciados?

FRUET: A denúncia tem uma lógica e, se for parcial ou excluir alguém, tem que ser muito bem justificado. Senão, quebra a idéia da organização criminosa apresentada pelo procurador-geral.

Quem pode ser excluído?

FRUET: Espero que não haja nenhuma exclusão. A impressão que passa é que Dirceu é quem está mais trabalhando para ser excluído. E, se for, inicia imediatamente o pedido para sua anistia.

Há provas contra ele?

FRUET: Há a denúncia, com os indícios de que ele, nas palavras do procurador, era o chefe da organização.