Título: Delúbio quer ser deputado em 2010
Autor: Gois, Chico de e Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 22/08/2007, O País, p. 4

Ex-tesoureiro duvida de condenação e circula em eventos políticos.

GOIÂNIA. Confiante de que não será condenado tão cedo na provável ação penal que deverá ser aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o escândalo do mensalão, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares trabalha, discretamente, para ser candidato a deputado federal, por Goiás, em 2010. Ele confidenciou seus planos a vários amigos em Goiânia. Com a mesma desenvoltura com que circula por São Paulo, onde mora com a mulher, Delúbio participa de eventos políticos em Goiânia e no interior do estado em companhia do governador Alcides Rodrigues, do PP, e do prefeito da capital, Iris Rezende, do PMDB. E, sempre que pode, vai a encontros políticos com petistas na cidade.

Expulso do PT em outubro de 2005, Delúbio tenta ser anistiado pelo partido para retomar a condição de filiado partidário. A amigos em Goiânia, deixa escapar o desejo de se candidatar à Câmara em 2010, lembrando a bem-sucedida campanha, em 2006, de outros companheiros envolvidos no escândalo. Delúbio se recusa a falar com a imprensa e seus amigos não aceitam dar entrevistas, embora confirmem, com a garantia do anonimato, as intenções do ex-tesoureiro.

Na semana passada, Delúbio foi à inauguração de um frigorífico em Buriti Alegre (GO), sua cidade natal, com Alcides Rodrigues. Vestindo camisa da seleção brasileira, foi bajulado por vereadores e prefeitos e tirou fotos. O empresário Jorge Jonas Zabrockis, um dos sócios do frigorífico, diz que o convidou porque, no começo do governo Lula, ele ajudou no contato com fornecedores. O empresário nega influência política. O vereador de Goiânia Carlos Soares (PT), irmão de Delúbio, sempre o acompanha.

No último fim de semana, o ex-petista participou dos mutirões da prefeitura em bairros de Goiânia com Iris Rezende. Cumprimentou políticos, mas falou pouco. Em Goiânia, também leva vida social: no sábado à noite foi à festa de aniversário do cantor Zezé Di Camargo, numa casa de shows.