Título: Voto de Renan arquiva investigação do caso Gim
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 22/08/2007, O País, p. 9

SUCESSÃO DE ESCÂNDALOS: PSOL vai recorrer da decisão que beneficiou o suplente do ex-senador Joaquim Roriz.

Decisão da Mesa do Senado barra apuração da participação do senador do DF no esquema de fraudes no BRB.

BRASÍLIA. Com o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) no comando da reunião, a Mesa Diretora do Senado decidiu ontem, por 3 votos a 2, arquivar a representação do PSOL que pedia a abertura de processo contra o senador Gim Argello (PTB-DF) por quebra de decoro parlamentar. Coube justamente a Renan o voto de desempate em favor do arquivamento, rejeitando o encaminhamento do pedido de investigação ao Conselho de Ética. A representação do PSOL pedia que fosse apurada a denúncia de que o suplente do ex-senador Joaquim Roriz, que renunciou ao mandato no início de julho, também participou do esquema de fraudes no Banco de Brasília (BRB). Gim assumiu em 17 de julho e a representação ficou engavetada 34 dias.

O líder do PSOL no Senado, José Nery (PA), protestou:

- A Mesa do Senado está brincando com o sentimento do povo e se distancia cada vez mais daquilo que a sociedade espera, que é a apuração de denúncias graves envolvendo um parlamentar. O presidente Renan deveria se considerar suspeito para participar de qualquer decisão que envolva o Conselho, onde é processado.

Além de Renan, votaram pelo arquivamento os oposicionistas Papaléo Paes (PSDB-AP) e Efraim Moraes (DEM-PB). A favor do encaminhamento ao Conselho votaram Álvaro Dias (PSDB-PR) e Tião Vianna (PT-AC). Já César Borges (DEM-BA) e Magno Malta (PR-ES) se abstiveram. Renan, ao votar, disse concordar que juridicamente não havia nada que provasse que Gim praticou alguma ilegalidade nesta legislatura.

- A Mesa optou pelo arquivamento em função da interpretação de que os fatos são anteriores ao mandato. Respeito, mas votei pelo encaminhamento, já que alguns fatos são posteriores à diplomação - explicou Álvaro Dias.

O próprio Gim, antes da reunião, dava como certa a investigação. Providenciou 40 certidões negativas de vários órgãos para tentar derrubar a representação. Após a reunião, estava aliviado:

- Sempre estive certo da minha inocência. Sempre confiei na Justiça e no bom senso do Senado. Estou agradecido e agora vou trabalhar pelo Brasil e por Brasília.

Antes da decisão, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que Gim teria muito a explicar:

- O Roriz, que renunciou, a gente sabe que fez mil coisas boas como governador. Esse aí, o Argello, a gente não conhece nada de bom que fez. Cá entre nós, eu só vejo falar mal dele.

O PSOL já decidiu encaminhar dois recursos contra o arquivamento: à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ao plenário. E ainda entrar com um mandado de segurança no STF para garantir a investigação.