Título: Advogado de Dirceu: crimes são inexistentes
Autor: Franco, Bernardo Mello e Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 23/08/2007, O País, p. 8

MENSALEIROS NO TRIBUNAL: Procurador é criticado por ter citado depoimento do ex-deputado Roberto Jefferson.

Defensor diz que Procuradoria foi seduzida pela opinião pública e fez denúncia sem especificar delitos cometidos.

BRASÍLIA. Primeiro a ocupar a tribuna de defesa do Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão, o advogado do ex-chefe da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu (PT-SP), José Luís Lima, fez as críticas mais contundentes à denúncia contra os 40 acusados de operar o esquema. Num discurso agressivo, classificou o texto de "peça de ficção", disse que Dirceu não sabe do que foi acusado e insinuou que o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, teria cedido à pressão da opinião pública para atribuir crimes inexistentes aos indiciados.

- Eu poderia dizer que a denúncia é um panfleto partidário, que (a Procuradoria) foi seduzida pelos holofotes da mídia - afirmou Lima.

Lima disse que a denúncia não especifica os crimes que teriam sido cometidos por cada indiciado. A acusação se refere a três núcleos. O principal, comandado por Dirceu, também inclui o deputado José Genoino (PT-SP), ex-presidente da legenda; Delúbio Soares, ex-tesoureiro; e Sílvio Pereira, ex-secretário-geral do partido:

- Chamam meu cliente de chefe da organização criminosa e não dizem as condutas que ele teria praticado. É muito difícil exercer o direito de defesa com uma acusação tão inepta.

O advogado atacou Antonio Fernando por ter baseado parte da introdução da denúncia no depoimento do deputado cassado Roberto Jefferson (PTB-RJ).

- O procurador dá credibilidade ao deputado Roberto Jefferson, cassado porque mentiu.

Para tentar convencer os ministros do STF de que Dirceu seria alvo de perseguição política, o defensor criticou o Ministério Público Federal pela abertura, na segunda-feira, por ações de improbidade administrativa contra 37 acusados de se beneficiar do mensalão.