Título: Jefferson: procurador 'joga com o governo'
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 23/08/2007, O País, p. 9

Blog vira tribuna para pivô do escândalo, enquanto Dirceu ignora julgamento do STF.

De longe, mas atento, o deputado federal cassado Roberto Jefferson acompanha lance a lance a apreciação, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da denúncia contra os envolvidos no esquema do mensalão. Em seu blog, o ex-deputado, pivô do escândalo, acusa o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, de se aliar ao PT. Jefferson reclama da inclusão de seu nome na denúncia.

"Embora tenha incluído o nome de ministros e da cúpula do partido na denúncia do mensalão, pois não havia como deixar de fazê-lo, o procurador-geral, Antonio Fernando de Souza, joga com o governo do PT. Deixou isso claro quando incluiu meu nome, me descredenciando, impedindo-me de avançar, mesmo reconhecendo que tudo que eu dissera tinha sido comprovado", diz o ex-deputado, no blog.

Jefferson, que estaria, segundo assessores, de repouso por causa de uma cirurgia de catarata, faz, no blog, uma defesa de sua conduta durante o período de vigência do suposto esquema. "Ele - o procurador - não considerou que, quando tratei com o PT, eu não imaginava que o partido da ética assaltava os cofres públicos", afirma o ex-deputado, que usa ironias contra o procurador e o chama de "papa-hóstias".

O ex-deputado afirma que desconfia do procurador. "Aliás, desconfio de todo homem que vive genuflexo em sacristia e papando hóstia. E batendo no peito em nome da ética e da moral. Todos os que eu vi antes eram hipócritas. Será você, dom Antonio Fernando, a exceção?".

Dirceu prefere falar de Cuba e de Barack Obama

Um dia depois de tratar do tema em seu blog, o ex-deputado José Dirceu vagueou por outras áreas. Comemorou, por exemplo, a proposta feita pelo pré-candidato democrata à Casa Branca Barack Obama, de mudar a política norte-americana em relação a Cuba. Em um artigo no jornal "Miami Herald", Obama defende, entre outra propostas, a autorização de um número maior de visitas de americanos a Cuba, restrita hoje a uma vez a cada três anos. Dirceu também reclama do arquivamento de uma investigação na Assembléia Legislativa de São Paulo.