Título: Disputa por vaga acirra briga entre PSDB e DEM
Autor: Lima, Maria e Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 23/08/2007, O País, p. 10

Os dois partidos querem a liderança da Minoria; aliança pode estar perto do fim.

BRASÍLIA. A disputa entre PSDB e DEM na Câmara pela liderança da Minoria ganhou novos lances e está expondo divergências que se arrastam há meses e prometem pôr um fim à aliança entre os dois partidos. O DEM ameaça convocar deputados licenciados para garantir a maior bancada de oposição e, assim, a liderança da Minoria. Função que tem poder: gabinete, carro com motorista, cargos de confiança e voz, a qualquer momento, no plenário.

O PSDB, que elegeu a maior bancada de deputados na oposição, tinha a liderança, mas a vacância do cargo, com a morte do deputado Júlio Redecker (RS), deu início à briga. Anteontem, os tucanos foram surpreendidos com a indicação de André de Paula (DEM-PE). O líder do DEM, Onyx Lorenzoni (RS), diz que os tucanos se distanciaram e começaram a tirar deputados da legenda, sem prévio aviso. Onyx citou a filiação do deputado Gervásio Silva (SC).

- Somos oposição em tempo integral. O PSDB tem atuado, às vezes, como uma linha auxiliar do governo Lula, como na eleição do presidente Arlindo (Chinaglia) e na prorrogação da CPMF - provocou o deputado Paulo Bornhausen (SC).

- Resumidamente, o PSDB é um PT rosé. Eles que são tão entendidos de vinhos, não são nem tinto, nem branco. São rosé - disse Ronaldo Caiado (GO).

Os tucanos evitam o confronto público:

- Foi um gesto de impetuosidade. Estão nos agredindo gratuitamente - limitou-se a dizer o líder Antonio Carlos Pannunzio (SP).

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 23/08/2007 03:51