Título: Fisco alerta para golpe
Autor: Paul, Gustavo e Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 23/08/2007, Economia, p. 30

Contribuinte deve excluir e-mail sobre IR.

Ao receber um e-mail com o título "Solicitação de retificação do IR/2007", o internauta deve excluir imediatamente a mensagem. O alerta é da Receita Federal, que jamais envia comunicados por e-mail nem autoriza terceiros a fazê-lo, sem a permissão do contribuinte.

O falso e-mail, que reproduz o cabeçalho da página da Receita na internet, informa ao destinatário que "foi constatada uma discrepância nos dados de sua declaração no período do último exercício (2007)" e solicita a retificação das informações, com base em lei federal. Em seguida, a mensagem orienta o contribuinte a clicar em dois links, igualmente falsos, para fazer o download do programa de retificação. Depois, indica passo-a-passo como a pessoa deve proceder, fornecendo inclusive o número do CPF.

O novo golpe, segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, circula pela rede há alguns dias.

- Cada hora é uma história diferente. Agora é uma falsa retificação de IR. A Receita não envia e-mails - destaca Adir, lembrando que as correspondências do órgão chegam nos endereços fornecidos pelos contribuintes e solicitam, em caso de pendências, o comparecimento às unidades do Fisco.

O objetivo dos fraudadores é obter dados pessoais e fiscais dos usuários, que não devem abrir arquivos anexados nem acessar links se receberem e-mails suspeitos. (Luciana Brafman)