Título: INSS tem 159 beneficiários com mais de 110 anos
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 05/09/2007, O País, p. 13

Previdência criou sistema contra fraudes.

BRASÍLIA. O censo de aposentados e pensionistas do Ministério da Previdência descobriu que há no país pelo menos 159 beneficiários com idades que variam de 110 a 125 anos. O governo só chegou a esse número porque obrigou todos que recebem o benefício a se recadastrar a partir de 2005.

No caso de pessoas com idade muito avançada, a Previdência criou um sistema de trava no pagamento no benefício para evitar fraudes em caso de falecimento. Os 159 aposentados com mais de 110 anos já se apresentaram em agências bancárias e sua situação, segundo o INSS, está regular. O Ministério da Previdência informou que os aposentados só precisaram se recadastrar uma vez.

Mas a relação entre a Previdência e os idosos nem sempre foi pacífica. No início do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o então ministro da Previdência, o hoje deputado federal e presidente do PT, Ricardo Berzoini, exigiu que o recadastramento ocorresse nas agências. Os idosos foram obrigados a enfrentar filas. A medida foi revogada.

Hoje, quando o banco recebe o formulário do beneficiado com idade acima de 110 anos, comunica ao comitê do censo. Somente com o aval do INSS o pagamento segue normalmente. Sem o endosso do INSS, o pagamento fica bloqueado.