Título: Mattel amplia 'recall' de brinquedos
Autor:
Fonte: O Globo, 05/09/2007, Economia, p. 24

Com excesso de chumbo, cerca de 7 mil produtos serão afetados no país.

NOVA YORK e RIO. A fabricante de brinquedos Mattel Inc. vai anunciar hoje, oficialmente, um terceiro recall de produtos made in China, devido ao excesso de chumbo, revelou ontem à noite a agência Associated Press. É uma extensão do recall feito mês passado. São mais de 800 mil produtos em todo o mundo e cerca de sete mil no Brasil, segundo comunicado da própria empresa, divulgado ontem mas com a data de hoje.

O novo recall inclui brinquedos da marca Fisher-Price - o trenzinho GeoTrax e o conjunto It"s a Big Big World - e diversos acessórios da boneca Barbie. Estes são os vendidos no Brasil: Cômodos da Casa Lounge e Detalhes da Casa (Sala de Jantar, Sala de Estar, Banheiro e Quarto). No primeiro, o alvo do recall é a bolsinha. No outro, serão recolhidos o cachorrinho, o gatinho e quatro pratos de comida para animais. O GeoTrax também é vendido no Brasil.

Os acessórios da Barbie afetados pelo recall foram produzidos pela empresa Holder Plastic Company, um dos fornecedores da Mattel, que subcontratava a pintura de miniaturas de animais de estimação e pequenas peças de outras empresas que não usaram tinta certificada e aprovada. Por esse motivo, afirma o comunicado, a Mattel não vai mais utilizar mais os serviços daquela empresa.

Já o GeoTrax foi fabricado pela Apex Manufacturing Company Ltd. (Apex), que também subcontratava o trabalho de pintura de outra companhia e não faz mais parte da cadeia produtiva da Mattel.

A fabricante de brinquedos informou que o recall será divulgado por uma ampla campanha nos principais meios de comunicação. A Mattel disse ainda que o consumidor não precisará ter a nota fiscal ou a embalagem original para fazer a troca do produto.

O consumidor terá de entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 77 01207 ou pelo site www.recallmattel.com.br, para saber se o produto está incluído no recall e fazer o cadastramento para receber um envelope dos Correios, com despesas de envio já pagas. O consumidor terá duas opções de ressarcimento: depósito bancário ou troca por produto similar.

O gerente geral da Mattel no Brasil, Alejandro Rivas, disse no comunicado que a empresa prefere centralizar o recall para garantir um melhor atendimento.