Título: Jobim: 'Intromissão anticonstitucional'
Autor: Souza, Isonilda
Fonte: O Globo, 24/08/2007, O País, p. 5

Ministro condena a divulgação, mas não o teor das conversas no Supremo.

GOIÂNIA. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), lamentou a divulgação dos e-mails em que dois ministros da Corte aparecem trocando impressões sobre seus votos, no primeiro dia de julgamento da denúncia contra 40 acusados de envolvimento no mensalão. Jobim considerou grave não a troca de informações, mas a divulgação de trechos dos diálogos entre os ministros Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski.

- É lamentável que isso tenha ocorrido. Não a troca de informações, mas a interceptação de comunicações realizada pela imprensa - afirmou Jobim, ao participar de solenidade na Brigada de Operações Especiais do Exército, em Goiânia.

Lula não acompanha: "Tenho que trabalhar"

Em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou comentários sobre o julgamento do mensalão. Indagado se estava acompanhando a decisão do Supremo, Lula afirmou:

- Não. Eu tenho que trabalhar.

Jobim criticou a divulgação das mensagens:

- O respeito às instituições tem que ser mantido de forma absoluta. É um momento grave em que se produziu uma intromissão anticonstitucional a um poder da República.

Jobim, que se aposentou do STF há menos de dois anos, disse que não é usual os ministros combinarem votos:

- É um ato que, inclusive, há uma vedação constitucional absoluta em relação a isso - disse, sem esclarecer se julga que houve combinação entre Cármen Lúcia e Lewandowski.

O ministro defendeu os ex-colegas, descartando qualquer influência do conteúdo dos e-mails sobre a opinião dos demais integrantes do STF e sobre o resultado do julgamento. Nas conversas, Lewandowski demonstra dúvida sobre a denúncia de crime de peculato, imputado a acusados que não eram funcionários públicos à época.

- Não compromete em nada. O Supremo tem absoluta independência.

Para Jobim, o vazamento da conversa não antecipa o resultado do julgamento nem tem poder de modificar a decisão dos dez ministros:

- As decisões do Supremo desde de sua fundação, em 1893, são pautadas numa conduta absolutamente autônoma e independente.

Indagado se falou ontem com os ex-colegas do STF, inclusive com a presidente Ellen Gracie, Jobim encerrou a entrevista:

- Sou ministro da Defesa.

Em Goiânia, Jobim participou da inauguração do Túnel do Vento da Brigada de Operações Especiais do Exército. Trata-se de um simulador de queda livre, o primeiro construído na América Latina.

Especial para O GLOBO