Título: O que é que Beto Richa, campeão de votos, tem
Autor: Carvalho, Ana Paula de
Fonte: O Globo, 21/09/2008, O País, p. 15
Prefeito de Curitiba tem 72% da preferência do eleitorado, forte coligação e, principalmente, a força da imagem do pai
Ana Paula de Carvalho
CURITIBA. O melhor desempenho entre os candidatos que disputam a prefeitura em todo o país é, de longe, a do candidato à reeleição em Curitiba, o prefeito Beto Richa, do PSDB. Nascido em Londrina, no Norte do Paraná, o tucano de 43 anos, que vem ampliando a vantagem sobre os adversários, tem 72% dos votos contra 15% da candidata pelo PT, Gleisi Hoffmann, mulher do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.
Herdeiro político do pai, o ex-governador José Richa, uma das figuras mais expressivas do dito "MDB de guerra" e fundador do PSDB, Beto Richa ainda carrega todo o peso representado pelo pai, cuja marca foi a participação na redemocratização do país. Em visita a Curitiba, o governador de São Paulo, José Serra, lembrou do antigo companheiro de partido ao mencionar o sobrenome.
- Você me desculpe, Beto, mas quando eu menciono Richa já me lembro do seu pai, um dos homens mais honrados deste país - disse Serra.
Beto confessa receber muitas cobranças, tudo para não correr qualquer risco de macular a imagem de Richa. Para o historiador Dennison Oliveira, autor do livro "Curitiba e o mito da cidade-modelo", Beto cresceu num ambiente que o favorece:
- Talvez tenha sido José Richa o primeiro político do "MDB velho de guerra" a chegar a um entendimento com ex-adversários da época do regime militar e, por decorrência, com os interesses políticos e econômicos que representavam - descreve.
A liderança do tucano deve-se, em parte, a essa costura cuidadosa que resultou numa das mais fortes alianças dessas eleições. E, com orçamento de R$3,5 bilhões, dinheiro para obras e políticas sociais não falta.
- Beto Richa conseguiu herdar a aura política do pai, e aqui no Paraná tudo é família. Ele se casou com Fernanda Andrade Vieira, que pertencia a um dos grupos econômicos mais influentes da época (Bamerindus), tem maioria dos vereadores e muitas alianças - diz o cientista político Ricardo Costa.
Entre os partidos que aderiram à campanha do prefeito, estão PPS, PSB, PDT, PP, DEM, PSDC, PRP, PTN e PSL. Além da coligação forte, Beto também atraiu forças do PMDB do governador Roberto Requião. É o caso do deputado estadual Reinhold Stephanes Júnior.
- O Beto tem uma postura inteligente, com perfil jovem, dinâmico. Além disso, tem uma equipe muito boa, que conhece toda a cidade - elogia Stephanes Júnior, filho do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.
Além do alto percentual de votos, Beto é também o prefeito mais bem avaliado do país, segundo pesquisa do Datafolha.