Título: Lula diz que Bush demorou a agir
Autor: Oliveira, Eliane; Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 21/09/2008, Economia, p. 35

Presidente vê economia com lupa

SÃO PAULO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que o governo americano "demorou" para adotar alguma medida contra a crise financeira, que teve seu início na quebra das hipotecas de alto risco, há um ano. Lula admitiu que sua preocupação era com os efeitos do nervosismo no mercado financeiro.

- Finalmente, o presidente Bush anunciou um pacote para comprar títulos podres de empresas que estavam quebrando - disse Lula, para acrescentar: - Eu estava olhando a economia americana com lupa, porque se os EUA entram em recessão isso cria problema para a Alemanha, para o Japão, para o Brasil.

Ao dizer que os EUA demoraram a agir contra a crise, Lula fez um paralelo com a alta da inflação no mercado doméstico:

- Ela tentou crescer um pouco, por causa da crise mundial. Mas nós tomamos as medidas na hora certa.

Lula participou ontem de comício da candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, em Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte da cidade. Durante seu discurso, Lula brincou que o Brasil contou com ajuda divina no crescimento econômico dos últimos anos.

- Deus já assumiu publicamente que é brasileiro. Ele, na sua onipotência, olha para o mundo inteiro. Mas eu acho que ele pensou: "Agora eu vou ser um pouquinho brasileiro já que esse Lula está aí". (Aguinaldo Novo)