Título: Ibope: em Niterói, Jorge Roberto amplia vantagem e chega a 56%
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 23/09/2008, O País, p. 4
Zito vai a 52% em Caxias e também pode vencer eleição no primeiro turno
Cássio Bruno
O candidato a prefeito de Niterói pelo PDT, Jorge Roberto Silveira, ampliou a vantagem em relação ao deputado estadual Rodrigo Neves (PT). Segundo pesquisa Ibope divulgada ontem pela Rede Globo, o ex-prefeito cresceu seis pontos percentuais: de 50% para 56% em relação ao levantamento anterior, realizado no último dia 16. Com esse resultado, Jorge Roberto poderia vencer ainda no primeiro turno. Rodrigo Neves registrou queda de 18% para 15%, mas continua em segundo lugar. A margem de erro no município é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Em seguida aparece o candidato Gegê Galindo (PSDB), com 8%. Na pesquisa anterior, o tucano tinha 9%. Em quarto lugar está o vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), que caiu de 4% para 3%. Edésio da Cruz Nunes (PHS) continua no mesmo patamar, com 1%. Votos em branco e nulos são 7%. Não souberam e não responderam, 10%. Em Niterói, o Ibope ouviu 602 eleitores no fim de semana.
Zito tem 15 pontos de vantagem sobre Reis
A eleição também poderá ser decidida no primeiro turno em Duque de Caxias. Segundo o Ibope, o deputado estadual José Camilo Zito dos Santos (PSDB) registrou um aumento de quatro pontos percentuais. O ex-prefeito chegou a 52%, três pontos a mais do que no levantamento anterior. Já o prefeito, Washington Reis (PMDB), que tenta a reeleição, foi de 35% para 37%.
Leninha (PSOL) está em terceiro lugar, com 2%. Na última pesquisa, a candidata aparecia com 3%. Em Duque de Caxias, os votos em branco e nulo somaram 2%; não responderam ou não souberam, 6% dos eleitores. O Ibope também ouviu 602 eleitores da cidade.
Em Nova Iguaçu, Lindberg mantém a liderança
Em Nova Iguaçu, a disputa está mais acirrada entre os candidatos à prefeitura. Na segunda rodada de pesquisas, o Ibope aponta o atual prefeito da cidade, Lindberg Farias (PT), como líder. Ele atingiu 43%, três pontos percentuais a mais se comparado à última amostragem do instituto. Já o deputado federal Nelson Bornier (PMDB) subiu de 34% para 35% das intenções de voto.
Lindberg e Bornier estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Com isso, o petista possui entre 39% e 47%, e o peemedebista, entre 31% e 39%.
O candidato Carlão (PSTU) manteve o mesmo percentual da pesquisa anterior e não saiu de 1%. Como na última pesquisa, Antônio Cottas (PSOL), José Renato (PCB) e Léo (PTC) não atingiram 1%. Em Nova Iguaçu, os votos em branco e nulos somaram 6% e os que não sabem ou não opinaram,14%. O Ibope entrevistou 602 eleitores entre sábado e ontem. As três pesquisas do Ibope estão registradas com os números 008/2008, em Nova Iguaçu); PA-235/08-RPE 15, em Niterói), e 2093/2008, em Duque de Caxias).