Título: Indicação de Lula influencia voto de 44,1%
Autor: Vizeu, Rodrigo
Fonte: O Globo, 23/09/2008, O País, p. 11

Debates e programas de TV têm mais peso na decisão do eleitor

BRASÍLIA. O presidente Lula aparece como importante cabo eleitoral na eleição municipal, segundo a pesquisa Sensus: 15,5% disseram que votariam apenas no candidato indicado pelo presidente, enquanto 28,6% poderiam votar no nome sugerido por ele. Os dois percentuais somam 44,1%, índice que revela a influência do apoio de Lula. Outros 19,9% não votariam no candidato do presidente, enquanto 30,9% só apoiariam se conhecessem o indicado. O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, considerou grande a importância de Lula na eleição. Ele disse que, historicamente, a taxa de transferência de votos dos presidentes em eleições municipais é em torno de 10%.

Em comparação com as eleições de 2004, aumentou o interesse da população pela disputa municipal, e mudou a forma como os eleitores preferem ser abordados. Apesar de o percentual dos que disseram ter "muito interesse" pelo processo eleitoral ter caído de 38,2% para 35,9%, os que dizem ter "interesse médio" saltaram de 31,5% para 40,6%. Já o índice dos que dizem não se interessar pelas eleições caiu de 28,5% para 21,5%.

Debates e programas de rádio e TV são as formas de campanha mais eficientes. Foi de 24% para 29,5% o número de pessoas que acham que o debate é o que mais influencia o voto. A propaganda, valorizada por 18,4% em 2004, agora é citada por 25,6%.

A pesquisa identificou as expectativas em relação aos futuros prefeitos: primeiro, a execução de serviços públicos (40,4%); seguida de geração de empregos (33,1%) e combate à violência (17%). Um total de 59,8% do eleitorado afirmou que já decidiu o voto. Outros 17% têm ao menos uma preferência e 18,9% estão indecisos.