Título: Massacre anunciado no YouTube
Autor:
Fonte: O Globo, 24/09/2008, O Mundo, p. 33

Estudante finlandês faz ameaça em vídeos, é interrogado em vão e no dia seguinte mata 10

HELSINQUE

Um estudante de 22 anos de uma pequena cidade da Finlândia armado com uma pistola automática de curto alcance matou ontem dez pessoas antes de dar um tiro na própria cabeça, no segundo ataque do gênero no país em menos de um ano. O atirador, Matti Saari, estudante de um centro profissionalizante de turismo e catering, morreu depois de chegar ao hospital. Ele tinha licença para ter arma e fora interrogado na véspera pela polícia por causa de vídeos postados no YouTube, todos supostamente dele, em que um homem aparece dando tiros. Mas acabou sendo liberado. Depois do ataque, os vídeos foram retirados do ar e a presidente da Finlândia, Tarja Halonen, disse que o caso abrirá um debate sobre o porte de armas no país.

¿ As notícias de hoje foram chocantes. Temos que ter discussões muito sérias e estudos sobre o que fazer ¿ afirmou.

O jovem recebera em agosto passado uma permissão temporária para portar uma pistola calibre 22. Era sua primeira arma.

¿ A polícia estava sob alerta e falou com ele na segunda-feira. No entanto, o policial encarregado decidiu que não era necessário cassar a licença de armas ¿ disse a ministra do Interior, Anne Holmlund. ¿ A ação da polícia será examinada.

Antes de dar um tiro na própria cabeça, o estudante pôs fogo em alguns dos corpos das vítimas a ponto de deixá-las irreconhecíveis. Parte da escola pegou fogo. Testemunhas disseram que o pânico se instaurou quando o homem armado, vestido de preto e com uma bolsa grande, entrou no centro de ensino e começou a disparar contra estudantes que realizavam uma prova. O ataque aconteceu às 11h (horário local), quando havia 150 alunos na instituição da cidade de Kauhajoki, de 15 mil habitantes.

Vingança e misantropia

Segundo o primeiro-ministro da Finlândia, Matti Vanhanen, o caso guarda similaridades com o do estudante Pekka-Eric Auvinen que, em novembro, matou oito pessoas antes de suicidar-se na escola secundária Jokela, em Tuusula. O jovem, de 18 anos, também anunciara seus planos na web.

Para uma colega de classe, Saari não lembrava em nada o estereótipo de muitos assassinos em massa.

¿ Ele era feliz, um cara sociável, não havia nada excepcional nele. Ele se dava bem com as pessoas e não era sozinho. Tinha amigos e era fácil de se conversar ¿ disse a colega Susanna Keronen.

No entanto, em sua página no site de relacionamentos IRC-Gallery, Saari, que vivia sozinho com seu gato, se intitulava um misantropo (que odeia a Humanidade ou tem aversão às pessoas). Outros comentários falam de guerra e vingança.

¿A vida toda é guerra, a vida toda é dor e você vai lutar sozinho na sua luta pessoal¿, disse em sua página no YouTube. Em vários sites, o estudante listava como hobbies filmes de terror, computadores, armas, sexo e bateria. Entre suas bandas favoritas estão apenas grupos de heavy metal. Ele postou uma foto de sua arma ¿ uma pistola Walter P22 ¿ na internet e também mencionou em seus textos estar procurando uma mulher, embora ressaltasse não querer filhos.

O terceiro maior índice de armas

Com 5,3 milhões de habitantes, a Finlândia tem o terceiro maior índice de porte de arma do mundo, depois de Estados Unidos e Iêmen. Há 1,6 milhão delas nas mãos da população, mas a criminalidade em geral é baixa no país. Adolescentes podem ter uma a partir de 15 anos, com a permissão de um adulto.

¿ Não basta falar de limites de idade ou entrevistas... depois desses dois incidentes trágicos, precisamos discutir se pessoas privadas podem ter permissão para portar armas ¿ disse.

Também ontem, no Canadá, a polícia local prendeu um jovem que reteve 300 estudantes no ginásio da universidade Luther College, na província de Saskatchewan. O campus foi evacuado e ninguém ficou ferido. A polícia informou que o agressor era um ex-aluno.