Título: CHINA: BOATO LEVA PÂNICO A CORRENTISTAS
Autor: Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 25/09/2008, Economia, p. 29

E-mail falso provoca corrida de clientes a banco para retirar dinheiro

Gilberto Scofield Jr.

PEQUIM. Mais destrutivo do que uma crise financeira mundial sem precedentes, só mesmo o poder da fofoca. Especialmente se os rumores são turbinados por e-mails anônimos na internet alardeando problemas de solvência de um banco e incentivando os correntistas que corram às agências e retirem seu dinheiro, do contrário perderão tudo. Pois este pesadelo, a princípio, vem sendo vivido nos últimos dias pelo Bank of East Asia (BEA), de Hong Kong, segundo uma reportagem no jornal local ¿South China Morning Post¿.

E de nada adiantou o secretário de Finanças de Hong Kong, John Tsang Chun-wah, dizer nas TVs da ilha que o sistema financeiro de Hong Kong está em boa forma financeira:

¿ Os bancos locais tiveram o primeiro semestre mais lucrativo da História em 2008. E suas exposições aos títulos duvidosos, de forma direta ou indireta, são mínimas em relação aos seus ativos.

Ontem, clientes do banco fizeram filas gigantescas na porta das agências da instituição para sacar seus recursos e os papéis do BEA desabaram 7,2% ontem.

A situação só melhorou após o diretor-executivo do BEA, Joseph Pang Yuk Wing, convocar uma coletiva para desmentir os boatos e dizer que o banco pediu uma investigação policial para descobrir a origem da fofoca.

¿ As operações do banco foram afetadas por pessoas que espalharam rumores dispostas a desestabilizar o sistema financeiro local e o banco. Alguns clientes sacaram dinheiro em algumas agências desde o início dos boatos e já preparamos a nossa rede para atender a quem quiser sacar. Para garantir que não temos problemas, estamos permitindo que mesmo os investidores que aplicaram suas economias em aplicações de prazo definido possam sacar sem qualquer penalidade ¿ afirmou.

A polícia disse que o caso está sob sigilo da investigação e que ninguém foi detido até agora.