Título: Fortis muda presidente e HSBC demite 1.100
Autor:
Fonte: O Globo, 27/09/2008, Economia, p. 39

BRUXELAS, AMSTERDÃ e HONG KONG. O banco belga-holandês Fortis nomeou ontem Filip Dierckx como seu novo presidente-executivo em meio a preocupações no mercado com a liquidez do banco. A instituição negou estar enfrentando uma crise de liquidez, mas prometeu acelerar a venda de seus ativos. Suas ações caíram ontem pelo quinto dia consecutivo, para o menor patamar em 15 anos, por preocupações de que o banco tenha de realizar um aumento de capital de emergência. O Fortis diz ter uma base de financiamento de 300 bilhões de euros (US$438,2 bilhões).

Já o HSBC informou que demitirá 1.100 funcionários em sua operação de banco de investimento, o que representa 4% do total da unidade. As condições do mercado e do ambiente econômico e um cenário cauteloso para 2009 foram apontados como a razão para o corte.

¿ Os mercados continuam desafiadores e difíceis, mas nossa estratégia nos deixa bem posicionados para a próxima onda do crescimento global, quando ela vier ¿ disse o porta-voz do HSBC, Gareth Hewett. Cerca de 500 vagas serão cortadas na Inglaterra e o restante na Europa, EUA e Hong Kong.