Título: Kassab sobe e abre vantagem sobre Alckmin
Autor: Braga, Isabel; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 28/09/2008, O País, p. 18

Datafolha e Ibope: atual prefeito paulistano deve ir para segundo turno com Marta Suplicy

Leonardo Guandeline e Germano Oliveira

SÃO PAULO. Os dois principais institutos de pesquisa do país, Datafolha e Ibope, mostram que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), está muito próximo de ir ao segundo turno para disputar a prefeitura contra a petista Marta Suplicy. Em pesquisas divulgadas ontem, Kassab abriu vantagem sobre Geraldo Alckmin (PSDB) de quatro pontos percentuais no Datafolha, e de cinco no Ibope. Pelas projeções, os dois institutos antecipam um provável segundo turno entre Marta e Kassab.

De acordo com a pesquisa Datafolha, publicada no jornal "Folha de S.Paulo" de ontem, Marta mantém a vantagem, com 37% contra 24% para Kassab e 20% para Alckmin. Com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois estariam tecnicamente empatados. Porém. segundo Mauro Paulino, diretor do Datafolha, Kassab leva vantagem sobre Alckmin porque é o único que está subindo desde que começou o horário eleitoral, e a tendência é de ele ir para o segundo turno.

Tendência de tucano é cair, segundo o Datafolha

A tendência de Alckmin é de queda, segundo o Datafolha, enquanto a de Kassab é de alta. Já a petista vem se mantendo estável em 37% nas últimas três pesquisas. Maluf (PP) caiu mais um ponto (de 7% para 6%) e Soninha Francine (PPS) subiu um ponto (de 3% para 4%).

Na simulação do segundo turno, o tucano e o candidato do DEM estão empatados tecnicamente com a petista, de acordo com a margem de erro. Alckmin teria 48% das intenções de voto, contra 45% de Marta Suplicy. Já Kassab venceria Marta por um ponto percentual: 47% a 46%.

Entre os candidatos que disputam a prefeitura de São Paulo, a ex-prefeita Marta tem a segunda maior rejeição (35%). Só perde para Paulo Maluf, com 58%. Kassab vem em terceiro lugar, com 21%, e Alckmin em seguida, com 18%. O Datafolha ouviu 1.658 eleitores nos dias 25 e 26 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo com o número 03000108-SPPE.

Já na pesquisa Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo", Kassab subiu quatro pontos, atingindo 25%. Alckmin oscilou de 21% para 20%. Como a margem de erro é de três pontos, tecnicamente o tucano e o atual prefeito estão empatados. A liderança continua com Marta, com os 35% do levantamento anterior. Maluf (PP) tem 7% dos votos e Soninha, 4%.

No segundo turno, resultado é imprevisível, diz Ibope

No segundo turno, pelo Ibope, Marta empataria com Alckmin em 45% e venceria Kassab por 45% a 44% - um empate técnico. Dos três primeiros colocados, Marta tem a maior rejeição também na pesquisa Ibope: 32%. Kassab vem em seguida, com 24%, e Alckmin tem 13%.

O Ibope fez 1.204 entrevistas entre 23 e 25 de setembro. A pesquisa foi registrada com o número 03100108-SPPE na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo.

Apesar do crescimento de Kassab, Alckmin, disse também estar confiante que chegará ao segundo turno:

- As avaliações foram dentro da margem de erro. Está tudo muito embolado, e não há definição de quem vai para o segundo turno enfrentar a candidata do PT. O certo é que temos metade da rejeição da Marta.

Kassab recorreu à boa avaliação de sua administração para justificar o resultado:

- Tenho a maior gratificação de o meu mandato estar avaliado por 48% dos eleitores como bom ou ótimo. Desde o começo, tenho dito que quando um mandato é bem avaliado a tendência é que os votos se transfiram para a pessoa. Estou muito feliz.

Marta disse estar tranqüila:

- Não tenho preferência por adversário no segundo turno. Adversário não se escolhe, se enfrenta. Estamos preparados.