Título: Taxa de Juros de Longo Prazo é mantida em 6,25%
Autor: Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 30/09/2008, Economia, p. 29

CMN, em reunião extraordinária, decide não mexer na TJLP

BRASÍLIA. Em reunião extraordinária ontem, o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu manter a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) em 6,25% ao ano, patamar em que está desde junho de 2007. Essa taxa é usada para remunerar os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), voltados sobretudo para investimentos no setor produtivo. Neste momento de crise financeira internacional a tendência é de que a demanda pelos créditos do BNDES deve crescer a curto prazo.

A decisão sobre a TJLP foi tomada antes da reunião ordinária de hoje por questões operacionais, já que precisava ser publicada até o último dia de setembro, e será divulgada hoje, com o encontro do conselho.

Hoje, o CMN deve votar a prorrogação para adesão à renegociação das dívidas rurais, segundo o Ministério da Agricultura. A lei que trata da reestruturação de dívidas rurais foi sancionada pelo presidente Lula no dia 18 e possibilitará a regularização 2,8 milhões de contratos, o que representa R$75 bilhões. (Patrícia Duarte)