Título: Bancários: greve será por tempo indeterminado
Autor: Abreu, Danielle
Fonte: O Globo, 01/10/2008, Economia, p. 36

Alguns bancos conseguiram na Justiça decisão que impede paralisações nas agências, mas sindicato recorre

Danielle Abreu

A greve dos bancários continua hoje no Rio e em outras regiões do país, como Brasília e São Luís. Os trabalhadores decidiram, em assembléias ontem à noite, manter a greve por tempo indeterminado. Eles reivindicam reajuste de 13,23% - inflação acumulada em 12 meses, mais aumento real de 5%. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu 7,5%.

O Sindicato dos Bancários do Rio informou que cerca de 24 mil trabalhadores cruzaram os braços no primeiro dia de greve, o que representa 80% de adesão. No Centro, o índice chegou a 100%. Os sindicalistas fizeram manifestações bem-humoradas na Avenida Rio Branco. Um homem anão representava o salário do trabalhador e um perna-de-pau, o lucro dos banqueiros.

Segundo diretores do sindicato, os bancos Real, Unibanco e Itaú conseguiram na Justiça um instrumento denominado interdito proibitório, que impede a paralisação nas agências desses instituições, sob pena de multa. O sindicato dos trabalhadores recorreu. O Comando Nacional dos Bancários vai se reunir hoje, em São Paulo, para avaliar a mobilização.

- Agora, cabe à Fenaban nos chamar para apresentar nova proposta - disse o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Vagner Freitas.

A Fenaban informou que aguarda uma contraproposta dos bancários. Veja como proceder durante a greve:

CONTAS: Concessionárias de energia elétrica, telefonia e gás, por exemplo, dizem que os clientes podem usar serviços como casas lotéricas, Correios, caixas eletrônicos e supermercados para quitar as faturas e evitar juros e multas.

PRAZO MAIOR: As multas por atraso não serão abonadas. É importante ligar para as empresas fornecedoras e tentar negociar um prazo maior.

IDOSOS: Dirigentes do sindicato e bancários em greve deverão ficar nas portas dos bancos para ajudar os idosos nas operações nos caixas automáticos.